Um repertório de afetos para artista e público

Verônica Sabino canta amor e poesia do cancioneiro de Chico Buarque no Rival Petrobras

Por Affonso Nunes

Verônica diz que seleção do repertório foi 'uma doce missão'

Desde o ano passado, Verônica Sabino vem se dedicando a uma imersão no cancioneiro de Chico Buarque, que completou 80 anos em junho. Amor e poesia, diz ela, tecem o fio condutor que a leva a mergulhar na obra deste que é o maior compositor brasileiro vivo que se debruçou sobre o amor e o cotidiano de forma singular na música popular.

Ao lado do violonista e produtor musical, Sérgio Chiavazzoli, a intérprete apresenta nesta quinta-feira (29), às 19h30, no palco do Teatro Rival Petrobras, o show "Todo Sentimento".

Além da música que dá nome ao show, o repertório inclui "Maninha", "Qualquer Canção", "Apesar de Você", "Samba do Grande Amor" e "Sabiá". Mas há também outras canções já interpretadas e gravadas por Verônica em ocasiões anteriores, só que em novas releituras.

Questionada sobre o desafio de selecionar um repertório dentro da vasta obra de Chico, Verônica disse que se viu diante de "uma doce missão diante de um manancial de beleza".

"Apesar de ser um show com esse viés do amor, esse espatáculo 'Todo Sentimento' também passa pelo samba, pelo samba-canção, pelo choro. Eu não podia deixar de trazer o 'Samba do Grande Amor' que eu amo e outras surpresas", avisa. "Também chega aquele ponto do processo de seleção do repertório em que eu adotei o viés afetivo, da minha memória, vivências e momentos marcantes da minha vida onde, de alguma maneira, a canção do Chico esteve presente... desde a minha infância. Por exemplo: eu cantava 'Sabiá' quando era criança! E esse critério afetivo norteou essa seleção de repertório, um repertório que todos conhecem. Todos de alguma forma estão ligados a essas canções que vamos apresentar nesse show", completa.

Filha do escritor mineiro Fernando Sabino (1923-2004), Verônica iniciou sua carreira musical nos anos 1990, lançando álbuns que obtiveram reconhecimento de crítica e público como "Verônica" (1993), "Vênus" (1995) e "Novo Sentido" (1997). Dona de um timbre firme e expressivo, fez sucesso tanto com sue trabalho autoral quanto com interpretações de clássicos da MPB e sucessos internacionais.

SERVIÇO

VERÔNICA SABINO - TODO SENTIMENTO

Teatro Rival Petrobras (Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia)

29/8, às 19h30 | Ingressos