Por: Affonso Nunes

A 'volta' de Cazuza ao Rock in Rio

Conheça 'Do Tamanho do Mundo', letra inédita de Cazuza que o Barão Vermelho musicou para lançar na edição de 40 anos do Rock in Rio. Morte em 1990, Cazuza é um dos gigantes da história do festival | Foto: Reprodução TV

Emoção e nostalgia tomaram conta da plateia do Palco Sunset do Rock in Rio no último domingo. A música inédita "Do Tamanho da Vida" foi tocada de surpresa pela primeira vez no festival, quando a banda se apresentou na edição de 40 anos depois do show histórico na primeira edição do evento, em 1985.

Originalmente, trata-se de uma poesia do Cazuza (1958-1990) que Lucinha Araújo (mãe do artista) deu para o baterista Guto Goffi, fundador do Barão. Logo depois, uma reunião dos atuais integrantes da banda musicou o texto numa bela criação coletiva. Desde a canção "Sorte e Azar" (Cazuza/Frejat), de 2013, que o grupo não gravava música inédita de seu primeiro vocalista. "Do Tamanho da Vida" já pode ser ouvido em todas as plataformas digitais de música.

Para Guto, compor uma nova música para o Barão com letra inédita do Cazuza "é como ganhar um prêmio especial do universo". "É impressionante como o Cazuza imprime a realidade da vida nas músicas feitas pelo Barão, é dose dupla na veia, e do tamanho da vida, não existe nada maior que isso no universo dos homens", comemora o baterista.

E o guitarrista Fernando Magalhães faz coro ao colega de banda. "É uma letra linda, gentilmente cedida pela Lucinha que, para a nossa sorte, tivemos a felicidade de consegui transformamos em uma emocionante canção", conta, rerefindo-se ao processo criativo que deu forma final aos versos de um dos poetas mais representaivos do rock nacional e, é claro, da música popular brasileira.

O mais novo integrante da banda, o vocalista e guitarrista Rodrigo Suricato, um temporão do grupo, puxa de sua privilegiada memória roqueira e garante não conhecer outra banda que tenha se apresentado no Rock in Rio com três vocalistas diferentes e ainda com um show pulsante. "'Do Tamanho da Vida' é uma celebração da história da banda e decidimos musicar uma letra inédita do Cazuza pra tê-lo conosco nessa virada de turnê", explica o músico que chegou à banda em 2017 com a missão de substituir Frejat nos vocais. Frejat foi o vocalista do grupo por anos após a saída de e Cazuza do Barão.

Outro fundador da banda, o tecladista Maurício Barros, reforça a grande alegria lançar (mais uma vez) uma música em parceria com Cazuza. "Esse grande poeta com o qual tivemos a sorte de conviver no início do Barão. Estamos muito felizes porque a música ficou muito forte como achamos que a letra deixada por nosso amigo merecia".

Em 1985, um show marcante

O show do Barão na primeira edição do Rock in Rio é considerado um dos momentos mais marcantes da história do rock brasileiro. A apresentação da banda liderada por Cazuza foi um verdadeiro show de força, com o público cantando em coro todos os hits e vibrando com a energia contagiante de uma banda de garotos.

O setlist era de canções autorais da banda que viriam se tornar autênticos hinos do chamado Rock Brasilis (ou BRock) como "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonado", "Simplemente" e "Eu Não Te Amo Mais", que se tornaram ainda mais populares após a apresentação no festival. A performance de Cazuza, com sua interpretação peculiar e carisma inigualável, emocionou a todos.

O show consolidou a banda como um dos maiores nomes do rock brasileiro no momento em que ele vivia seu auge. A apresentação foi registrada em um álbum ao vivo, que se tornou um dos mais vendidos da carreira da banda.

 

A letra

Cazuza na eletrizante apresentação do Barão Vermelho. O show pavimentou a estrada do Barão para se tornar uma das maiores bandas do gênero no país | Foto: Reprodução

DO TAMANHO DA VIDA

(Cazuza/Guto Goffi / Maurício Barros / Fernando Magalhães / Rodrigo Suricato)

De segunda a domingo

Trabalhamos amigo

Servimos de abrigo

Inventamos luz

Vendemos saúde

Que deus nos ajude

Se a vida é promessa

Queremos "de luxe"

Nós somos veneno

Sem radicalismo

Na primeira esquina

Dividir o nosso íntimo

Pra nós tanto faz

O tamanho da vida

Numa troca de olhares

Do tamanho da vida

Gostamos de escuro

Sol ou meia luz

Se a vida é pesada

A culpa é da cruz

Pra nós tanto faz

O tamanho da vida

Numa troca de olhares

Do tamanho da vida