Passado e presente vivos na Cidade do Rock

Barão Vermelho ganha de Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, letra inédita do poeta para ser musicada. Canção será apresentada no show do banda no Rock in Rio

Por Affonso Nunes

O Barão Vermelho fecha a turnê comemorativa dos 40 anos de estrada

Lá se vão quase 40 anos e uma das imagens mais marcantes da primeira edição do Rock in Rio era a de Cazuza 1958-1990) e o Barão Vermelho fazendo a Cidade do Rock pulsar com a enérgica "Pro Dia Nascer Feliz". O país começava a respirar ates democráticos naquele versão de 1985 e o Brasil se permitia ao direito de sonhar. Não é por coincidência que o Barão está mais que confirmado na line-up do festival e traz um show inédito com a estreia da turnê Todo Tamanho da Vida".

O nome vem da faixa que será lançada no festival. Trate-se de uma letra de Cazuza que a banda recebeu de presente de Lucinha Araújo, mão do compositor.

Rodrigo Suricato, vocalista da banda há sete anos, avisa que o novo show celebra passado e presente da banda, pois o Barão atravessou nesses 40 anos o que ele chama de "surra de Brasil". "São quatro décadas tocando em todo canto do país, lotando ginásios, arenas. É muita vitalidade. Temos quatro letristas na banda, muita coisa nova pra mostrar... mas mais da metade do repertório é de grandes sucessos do grupo, canções que simplesmente não podemos deixar pra trás como 'Por Você', 'Pro dia Nascer Feliz', 'Puro Êxtase' e 'Bete Balanço'. Não importa se são canções da época do Cazuza ou do Frejat. A gente abraça todas as fases da banda", diz Suricato.

Cantor, compositor e guitarrista, Suricato era uma criança de 5 anos na época do primeiro Rock in Rio. "Naturalmente, não pude ir. Mas lembro perfeitamente dos conselhos que meus pais davam aos meus irmão mais velhos que foram aos shows. A nossa diferença de idade era significativa, pois eu era o filho temporão", explica.

Rodrigo, no entanto, herdou dos irmãos mais velhos o mesmo gosto e referências muscais. "Este é um dos motivos pelos quais me entroso tão bem com o Guto (Goffi, baterista), o Maurício (Barros, tecladista) e o Fernandão (Magalhães, guitarrista)", comenta.