Por: Affonso Nunes

Ringo Starr e seu amor incondicional pelo country

Ringo Starr é apaixonado pela sonoridade country desde antes dos Beatles | Foto: Divulgação

Ringo Starr confirmou para janeiro, mais precisamente o dia 10 daquele mês, o lançamento de seus mais novo álbum de música country. Produzido e co-escrito por T Bone Burnett, "Look Up" terá 11 músicas originais, gravadas em 2024 em Nashville, a meca da country music, e Los Angeles. A faixa "Time On My Hands", que antecipa o trabalho, já pode ser ouvida nas plataformas de streaming.

Quem acompanha a carreira de Ringo sabe de seu amor incondicional pela música caipira estadunidense desde o tempo dos Beatles. O músico tocou e compôs várias canções de DNA country no período em que estava na banda tais como "Act Naturally" (no álbum "Help", de 1965), "What Goes On" ("Rubber Soul", 1965) e "Don't Pass Me By" ("White Album", 1968). Ele já trazia esse gosto desde sua antiga banda, a Rory Storm and The Hurricanes, quei integrou até ser chamado pelo produtor Brian Epstein para assumir as baquetas dos Beatles substituindo Pete Best.

Em sua carreira solo, Ringo também dedicou um álbum inteiro ao country. Trata-se de "Beaucoups of Blues" (1970), seu segundo trabalho após o fim dos Beatles.

Em entrevistas, Ringo contou que seu amor pelo country e pelo blues era tanto que chegou a tentar emigrar de sua Liverpool natal para o Texas quando ainda era adolescente, depois de ler que Lightnin' Hopkins (1912-1972), nome seminal do country blues, morava em Houston.

Nove das 11 músicas de "Look Up" foram escritas ou co-escritas por Burnett, uma por Billy Swan e a outra co-escrita por Ringo e Bruce Sugar. Ringo Starr cantou e tocou bateria em todas as músicas e co-escreveu o encerramento do álbum, "Thankful", com a participação de Alison Krauss.

Burnett recrutou alguns dos melhores e mais quentes talentos de Nashville para o disco, incluindo Billy Strings, Larkin Poe, Lucius, Molly Tuttle e a já mencionada Krauss.

Continua na página seguinte

 

'Quando ele me trouxe nove músicas, eu sabia que tínhamos que fazer um álbum'

O ex-beatle revela que seu novo álbum surgiu após um encontro casual com T Bone Burnett num evento em Los Angeles em 2022 - os dois se conhecem desd a década de 1970 -, quando Ringo pediu a Burnett que escrevesse uma música para um EP que ele estava gravando. Levando a tarefa a sério, Burnett retornou com nove músicas, todas em veia country, o que colocou Ringo no caminho para gravar "Look Up": seu primeiro álbum country em mais de 50 anos e seu primeiro álbum completo desde 2019.

"Sempre gostei de música country. E quando pedi a T Bone que escrevesse uma canção para mim, nem pensei na época que seria um country. Mas é claro que foi, e era tão bonita", rebobina Ringo. "Eu estava fazendo EPs na época e pensei que faríamos um EP country. Mas quando ele me trouxe nove músicas, eu sabia que tínhamos que fazer um álbum! E estou muito feliz por termos feito. Quero agradecer e enviar paz & amor ao T Bone e a todos os grandes músicos que ajudaram a fazer esse álbum. Foi um prazer produzi-lo e espero que seja um prazer ouvi-lo", completa o ex-beatle que se mantém ativo na música aos 84 anos.

"Eu adoro Ringo Starr, sua maneira de tocar, seu canto e sua estética desde que me dou por gente", diz Burnett. "Ele mudou a maneira como todos os bateristas depois dele tocavam, com sua abordagem inventiva do instrumento. E ele sempre foi um cantor de rockabilly matador, e também um cantor de baladas de partir o coração. Fazer estas músicas com ele foi como a realização de um sonho de 60 anos. Nenhum dos trabalhos que fiz em minha longa vida musical teria acontecido se não fosse por ele e sua banda. Entre outras coisas, esse álbum é uma forma de agradecer por tudo o que ele proporcionou a mim e a nós", devolve Burnett, se desmanchando em elogios ao novo parceiro.

Ringo Starr levará este repertório novo para Nashville quando for a atração principal do famoso Ryman Auditorium, nos dias 14 e 15 de janeiro do próximo ano.