Por: Affonso Nunes

Morre Paul Di'Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, aos 66 anos

Paul Di'Anno foi o volcalista do Iron Maiden entre 1978 e 1981, tendo gravado três álbuns com a banda britânica que se tornaria uma das mais influentes do heavy metal | Foto: Divulgação

O cantor e compositor Paul Di'Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, morreu aos 66 anos, em sua casa, em Salisbury, na Inglaterra. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (21) nas redes sociais da Conquest Music, selo musical do qual o controverso artista fazia parte.

Paul Andrews - nome verdadeiro do artista - nasceu em 17 de maio de 1958, no bairro de Chingford, em Londres. Seu pai era brasileiro e ele teve dois dos seus seis filhos nascidos no Brasil. Ele foi vocalista do grupo de heavy metal de 1978 a 1981, período em que participou da gravação do álbum de estreia da banda, "Iron Maiden", do segundo disco, "Killers", de 1981, e do EP "Maidein Japan", gravado ao vivo em 1981.

A saída de Di'Anno do Iron Maiden é atribuída à pressão de outro membro, o baixista Steve Harris.  O cantor, que chegou a insultar os atuais integrantes da banda publicamente, fez as pazes com os músicos de sua antiga banda antes de morrer. 

 

Macaque in the trees
Paul Di'Anno (ao centro) e os integrantes da formação do Iron Maiden entre 1978 e 1981 | Foto: Reprodução

O cantor se reconciliou com os integrantes do Maiden em 2022. Na época, ele passou por uma cirurgia no joelho, e a banda o ajudou a pagar pelo tratamento.

No auge das rusgas entre os múiscos, Di'Anno chegou a comparar o baixista Steve Harris a Hitler. No entanto, Harris deixou claro que tudo ficou no passado em entrevista a Louder Sound em 2023. "Achei que não havia nenhuma situação a ser superada. Paul disse algumas coisas sobre sua época no Maiden, mas isso é Paul. É como ele é e como sempre será. E não tenho nenhum problema com isso. Certa vez, ele me chamou de Hitler, o que deixou algumas pessoas ofendidas, mas eu achei engraçado".

Em entrevista a BraveWoods em julho deste ano, Di'Anno falou sobre a reconciliação. "Eu e Steve conversamos muito. Sabe, estamos sempre nos falando no WhatsApp, principalmente sobre futebol, sobre o time do West Ham e coisas assim. Mantemos muito contato e encontrá-lo foi absolutamente incrível. Eu gostei. Espero que ele também tenha gostado".

A partir de 1981, ele desenvolveu vários projetos, lançou discos de sua carreira solo e liderou as bandas Battlezone e Killers.

"Apesar de enfrentar sérios problemas de saúde nos últimos anos, que o impediram de se apresentar, Paul continuou a entreter seus fãs ao redor do mundo, realizando mais de cem shows desde 2023", escreveu o selo Conquer Music no Facebook.

Em setembro, ele lançou "The Book of the Beast", considerado seu disco definitivo de retrospectiva de carreira. Di'Anno - que já se apresentou diversas vezes no Brasil- teve que cancelar sua turnê de 2024 no país devido a problemas de saúde.

Clique aqui e veja Di'Anno e banda interpretando a faixa 'Killers", sua canção mais emblemática, num trecho de uma apresentação no Rainbow Theather, em Londres - um registro histórico.