Por:

A hora e a vez de debater a indústria da música

O grupo Choro Mulheril, de Florianópolis em apresentação no TUM Festival 2023 | Foto: Larissa Trentini/Divulgação

Mais que um evento de apresentações ao vivo, o TUM Festival é um espaço de discussão da indústria da música. Realizado anualmente em Florianópolis, ele chega à sua 7ª edição, entre 2 e 9 de novembro, com o objetivo de fomentar o ecossistema musical e as redes criativas reunindo grandes nomes da indústria da música, artistas consagrados e músicos independentes inscritos no edital de chamamento.

Idealizado por Ivanna Tolotti, o TUM tem como diferencial reunir importantes players do mercado musical com o objetivo de capacitar, promover e dar visibilidade para a música catarinense e brasileira, criando oportunidades e pontes, facilitando conexões e gerando novos negócios.

Neste ano o tema do evento é "Tudo Pulsa". "Este é mais do que um tema, é uma declaração de que nossa arte, nossa cultura e nosso planeta estão interligados em uma dança vital - e essa dança está em risco. A cada acorde que ouvimos, a cada som que nos emociona, estamos tocando a última chance de agir, de salvar não só a música, mas o palco em que ela se apresenta: a Terra", explica Ivana.

O cantor e compositor João Bosco é o grande homenageado do TUM Festival e volta à capital catarinense com seu quarteto - formado por Kiko Freitas (bateria), Ricardo Silveira (guitarra) e Guto Wirtti (baixo) - para presentear o público com um show recheado de sucessos.

Fernanda Abreu, a garota carioca swing sangue bom, levará ao evento seu mais recente show com banda completa. E, pela primeira vez em Santa Catarina, após uma apresentação arrebatadora no Rock im Rio, as Suraras do Tapajós, grupo formado por mulheres indígenas de Alter do Chão (PA), mostrará ao público a força do carimbó e da cultura amazônica.

Na semana seguinte, no dia 7, os pernambucanos Amaro Feitas e Zé Manoel celebram juntos o Clube da Esquina. Amaro é uma das maiores revelações da música contemporânea, ganhando destaque na imprensa especializada internacional, e Zé Manoel completa a noite com sua interpretação ímpar, muita técnica e sensibilidade.

No dia 8, o lendário Beto Guedes sobe ao palco para comemorar seus 50 anos de carreira. Já no dia 9, Otto, outro renomado artista de Pernambuco, sobe ao palco para comemorar os 15 anos do álbum "Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos".

Temática relevante

Temas relevantes e atuais colocam o TUM Festival no centro do debate contemporâneo sobre o mercado da música, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade social.

O evento vai promover rodas de negócios, workshops e oficinas de capacitação com temas como Relações Governamentais para o Setor Cultural, Conhecendo a PNAB - Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Sustentabilidade na Economia da Cultura: As Estratégias e Ações de Festivais e Feiras, Construção do Coletivo e Movimentos Culturais, Inteligência Artificial: prós e contras no âmbito da Comunicação e Imprensa, Workshop de Aceleração Artística, Booking e Agenciamento Artístico, Networking: A Importância das Feiras e Festivais na Construção de Carreiras Musicais.