Semana de Música Clássica no Rio

Rio Chamber Music Week chega a sua 13ª edição com repertório de Dorival Caymmi a Vivaldi

Por

Aprimeira semana de outubro chega com uma surpresa para quem gosta de música clássica. De quarta-feira (2) até sábado (5), os cariocas poderão conferir a Rio Chamber Music Week, com apresentações especiais dedicadas à música clássica, percorrendo desde obras tradicionais a criações mais recentes. O repertório é belíssimo e apresenta obras de diversos compositores internacionais, alguns destaques são Antonio Vivaldi, Bach, Johannes Brahms, e também obras de compositores brasileiros, como Heitor Villa Lobos e Dorival Caymmi.

A Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro (SIMC Rio) chega à décima terceira edição. O evento é promovido pela produtora Brasil Classical, sob direção artística de Simone Leitão, uma das mais renomadas pianistas da atualidade. As apresentações serão realizadas na Sala Cecília Meirelles e no Teatro Copacabana Palace, entre 2 e 5 de outubro.

Os concertos vão contar com um vasto repertório e a participação especial de artistas renomados, como Alexandre Barros, oboísta e solista da Filarmônica de Minas Gerais, o violinista Daniel Guedes, e a pianista Simone Leitão. Também se apresentam musicistas da Camerata Concertante, iniciativa que vem dando oportunidade para artistas ainda desconhecidos ganharem espaço em grandes palcos. A Camerata Concertante tem patrocínio exclusivo dos Correios.

"A música clássica é uma experiência única e que nos leva a uma viagem que aflora os nossos sentidos. O público poderá conferir obras icônicas como As quatro estações de Vivaldi, que viveu no século XVII. Concertos que se mantêm atuais, vibrantes e intensos há séculos", comenta a diretora artística Simone Leitão.

"Queremos mostrar que a beleza da música clássica também está nas belas composições de grandes artistas brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, que tanto nos inspira com o Prelúdio das Bachianas Brasileiras. A semana se encerra com composições de Dorival Caymmi, nos levando a uma viagem pelas sinfonias do artista que fazem parte da nossa história", revela Leitão.

Serviço:

Teatro Copacabana Palace - 2 e 3 de outubro

Sala Cecília Meireles - 4 e 5 de outubro

Observação: Quem quiser assistir às apresentações pode comprar através do Sympla ou diretamente nas salas de concerto.