Mayana Neiva expande as fronteiras musicais nordestinas
Atriz, diretora, escritora, e agora cantora, faz show de lançamento de seu primeiro álbum
Multiartista paraibana que mora em São Paulo, Mayana Neiva chega nesta quinta-feira (31) ao Rio para o show de lançamento de seu álbum de estreia, "Tá Tudo Aqui Dentro", no Manouche. Ela vai cantar e tocar saxofone para mostrar as faixas autorais de um trabalho que combina elementos da música nordestina com uma produção cosmopolita latino-americana que vai do forró ao tango, ao bolero, à cumbia...
Trabalho de rara e singela artesania, o disco é tratado pela artista como uma reinvenção de si mesma num trabalho que se encontra ancorado em tradições ancestrais nordestinas sem, no entanto, vislumbrar para sonoridades modernas. O Nordeste é portanto, ponto de partida e chegada desta feliz reunião de canções.
Seu ótimo disco se abre com "Cordel da Mulher Paraibana", canção de ar manifesto, em que gramáticas sertanejas unem-se à cadência rítmica do maracatu para cantar sentimentos egressos da ancestralidade feminina que ressoa na profundidade de "Flecha".
Mayana Neiva leva a seu disco de estreia parcerias de peso como as do conterrâneo Chico César em "Queima", com a baiana Josyara em "Dopamina" e participações de virtuoses do piano (Zé Manoel) e do acordeom
(Mestrinho).
A produção musical combina arranjos modernos com beats e sintetizadores a instrumentos orgânicos que formam um corpo sonoro em que as diferentes temporalidades se expressam por uma profusão de ritmos.
Colaboardores como Ylana, Yuri Queiroga, Guegué, Pupillo, Juliano Holanda e Igor de Carvalho encorpam a manufatura desse nordeste plural, atemporal e ao mesmo tempo ancestral, que também é irrigado com a participação dos produtores: Naná Rizzini, Magí Batalla, Marcus Preto, Marcel e Conrado Goes.
No palco, Mayana terá a companhia da banda formada pelos musicos Ed Woski (guitarra), Cosme Vieira (acordeom) e Bruno Marques (bateria).
Mayana é atriz, cantora, compositora, escritora e diretora. O pública tem mais familiaridade com seus trabalhos como atriz como na minissérie "A Pedra do Reino", no remake da novela "Ti Ti Ti", nas séries "Fim" e "Rotas do Ódio", de Susana Lira, no filme "O Silêncio da Chuva" e outras produções cinematográficas. tambémn é autora do livro "Sofia". Com uma carreira sólida como atriz e no desejo de se expandir artisticamente em outras linguagens, começou sua carreira musical em 2022.
SERVIÇO
MAYANA NEIVA - TÁ TUDO AQUI DENTRO!
Manouche (Rua Jardim Botânico, 983)
31/10, às 21h
Ingressos: R$ 120 e R$ 60 (meia solidária, levando 1kg de alimento não perecível ou livro para doação ao ao Retiro dos Artistas)