Alguns sonhos demoram anos para sair do papel. E, quando finalmente são concretizados, podem se tornar ainda melhores do que o esperado. Foi o que aconteceu na "Detonautas Tour 20 Anos - Acústico", que vem esgotando casas de shows Brasil afora.
Celebrando duas décadas do aclamado álbum "Detonautas Acústico" (2010), com mais de 300 milhões de streamings nas plataformas digitais, a banda decidiu levar para a estrada uma versão intimista de suas músicas. A turnê, nascida do DVD "20 Anos - Acústico", gravado em 2023, convida o público a ouvir a versão desplugada de hits como "Quando o Sol Se For", "Olhos Certos" e "O Retorno de Saturno".
"É um momento muito especial. A sensação é de que estamos vivendo um sonho. Eu não sei dizer quantas vezes fiquei sem ar, arrepiado e com os olhos cheios de lágrimas de ver pessoas de todas as idades, cantando em alta voz todas as músicas do setlist. Nossa história com as cidades que passamos é muito intensa e essa turnê só aumentou a minha gratidão e o meu amor pelos nossos fãs", resume o vocalista Tico Santta Cruz.
Apresentar músicas de forma acústica trouxe uma outra percepção ao grupo, formado ainda por Renato Rocha (guitarra), Fábio Brasil (baterista), Phil Machado (guitarra) e André Macca (baixo). "Quando você coloca uma canção no violão e ela funciona, você percebe que é uma composição muito poderosa", completa Tico.
Além das passagens por Rio, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Natal, um dos momentos mais memoráveis da primeira fase da turnê aconteceu no palco do festival João Rock, em junho, quando a banda se apresentou para um público de mais de 70 mil pessoas em Ribeirão Preto (SP). A plateia, em uma só voz, cantou os sucessos do Detonautas do início ao fim. "Nem em meus sonhos mais otimistas, ou nas minhas maiores ansiedades, imaginei que poderíamos alcançar o que vivemos lá", comenta Tico. "Essa turnê está concretizando uma experiência atemporal, quase como uma máquina do tempo", destaca.
SERVIÇO
DETONAUTAS
Qualistage (Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra) | 1/11, às 22h | A partir de R$ 75