Por: Affonso Nunes

UNIVERSO SINGLE: Piano na montanha

Guilherme Veroneze, pianista e compositor | Foto: Divulgação

Um piano no alto de uma montanha com o pôr do sol de Minas de fundo. Essa imagem marca o novo clipe do pianista e compositor radicado em Juiz de Fora Guilherme Veroneze. "Entremares" é a faixa que dará título ao álbum previsto para o fim do mês e o primeiro de sua discografia após alguns singles e EPs. Ela foi inspirada pela paisagem mineira e é um resumo das intenções e estéticas do álbum. "Cada faixa do álbum é inspirada na minha ligação com a natureza e as sensações de se estar em meio a ela", explica o músico.

 

Laços com o Brasil

Manu Napolitano explora vários gêneros musicais e faz de causas humanitárias matéria-prima para parte de sua obra | Foto: Divulgação

Etnomusicóloga e violonista, a cantora e compositora ítalo-venezuelana Manu Napolitano reforça os laços com o Brasil com o single "Dançar", versão em português de sua "Ballare" e com participação da poeta Laura Conceição e produção musical de Angélica Duarte. Guiado pelo movimento e pela dança, o vídeo da canção foi feito em lugares marcantes do Rio e com mulheres de todas as idades. Lançada em 2021, "Ballare" tornou-se um hino para movimentos feministas, trans e LGBTQ na Itália, sendo usada em protestos contra leis discriminatórias.

Mensagem de paz

Rafyah, cantor e compositor | Foto: Karla Alvaíde/Divulgação

Rafyah apresenta o single, "Por Ti", em parceria com o haitiano Rebel Layonn. A faixa marca um passo importante na trajetória do músico dentro da cena reggae. A música traz uma mensagem de fé, gratidão e força, voltada para Jah (Deus) e a espiritualidade Rastafári. Segundo Rafyah, a canção explora a busca por sabedoria e amor para superar os desafios da vida. "O mais legal da música pra mim é que ela tanto pode ser voltada para o Pai Celestial (Deus) ou para seu pai biológico, pois ambas as conotações dão sentido à reconexão que você tem com a criação", diz Rafyah.