Um evento multicultural que celebra o melhor da tradição portuguesa, em homenagem aos 50 anos da Revolução dos Cravos. O Festival Fado volta ao Brasil este mês, trazendo música, cinema e exposição. O evento passa por três cidades brasileiras (Rio, São Paulo e Brasília), com o tema "O Fado e a Liberdade". A programação inclui shows dos cantores António Zambujo e Raquel Tavares, duas das maiores vozes da música contemporânea portuguesa.
No Rio, serão dois dias de festival. A programação começa na sexta (22), às 14h, com a exibição do filme "O Cônsul de Bordéus" (de Francisco Manso e João Correa), no Real Gabinete Português de Leitura. O filme narra a história de Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordeaux (França), durante a Segunda Guerra Mundial. Ele desobedeceu às ordens de Salazar e concedeu vistos de entrada em Portugal a 30 mil refugiados. Logo após a sessão, o fadista Rodrigo Costa Félix vai ministrar a conferência "O Fado e a Liberdade".
No sábado, Zambujo e Raquel Tavares sobem ao palco do Vivo Rio às 21h. Zambujo já é conhecido dos brasileiros desde 2008, quando começou a fazer carreira no país. Cantor, compositor e instrumentista, lançou recentemente o álbum "Prenda Minha" em parceria com o violonista Yamandu Costa. Seu setlist inclui canções como "Sagitário", "Lambreta", "Zorro", "Quando Tu Passas Por Mim", "Foi Deus", "Valsa de um Pavão Ciumento" e "Romance de Cordel".
Já Raquel Tavares tem uma longa carreira de sucesso como cantora e atriz. Fã de música brasileira, já gravou um álbum só com canções de Roberto Carlos. "Antes de ouvir falar em fado, eu já escutava Roberto Carlos. Tenho os discos dele na minha memória", diz ela. No palco, Raquel interpreta canções como "Hei-de Beijar-te, Lisboa", "Mouraria", "Sou Tua", "Sombras da Madrugada", "Limão", "Meu Corpo" e "Foi Deus". Antes do show, às 19h, o Vivo Rio inaugura a exposição "O Fado e a Liberdade".
SERVIÇO
FESTIVAL FADO
Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo)
23/11, às 21h
Ingressos entre R$ 60 e R$ 300