Dia 29 de novembro, sexta-feira, chega às plataformas de streaming o single que anuncia o tão aguardado "Sambabook Beth Carvalho", que a Musickeria prepara para fevereiro de 2025. Artistas de diferentes gerações se revezam na gravação de "Coisinha do Pai" (Jorge Aragão, Almir Guineto e Luiz Carlos), um dos maiores sucessos da cantora, responsável por descobrir grandes compositores da nossa música. Junto com o single, o videoclipe com todos os artistas do projeto, captado durante as gravações estreia no canal oficial do Sambabook no Youtube, no esquenta para o Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro.
O encontro de artistas em um tema emblemático do homenageado é uma tradição desde a primeira edição do Sambabook, dedicada ao compositor João Nogueira. Com Beth Carvalho não seria diferente: Agnes Nunes, Arlindinho, Diogo Nogueira, Fagner, Ferrugem,Fundo de Quintal, Gabriel Grossi, Hamilton de Holanda, Golden Boys, Jorge Aragão, Luana Carvalho, Leci Brandão, Lu Carvalho, Luciana Mello, Luedji Luna, Maria Rita, Marina Íris, Marcelinho Moreira, Mosquito, Mumuzinho, Nicolas Krassik, Paula Lima, Péricles, Prettos, Rildo Hora, Seu Jorge, Sombrinha, Teresa Cristina, Xande de Pilares, Zeca Pagodinho e Zélia Duncan, reverenciam a madrinha do samba não apenas em "Coisinha do Pai", mas em vários outros clássicos que ela eternizou.
Idealizador, curador artístico e diretor geral de todas as edições do Sambabook - maior plataforma de conteúdo da história do samba -, Afonso Carvalho comenta: "Cheguei a contar para a Beth que o próximo Sambabook seria pra homenageá-la. Além da enorme importância que ela teve para o samba, homenageando a Beth, estamos celebrando também compositores como Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Cartola, e tantos outros compositores que ela revelou. Beth soube garimpar pérolas da nossa música como ninguém, foi daí que partimos para criar esta edição do Sambabook".
Sob a direção musical de Alceu Maia, a banda que acompanha os convidados da sexta edição do Sambabook reúne grandes músicos do samba, craques que tocaram com Beth Carvalho, com a participação das cantoras Clarisse Grova e Jussara Lourenço no coro. A direção audiovisual é de Carolina Duttra e Pietro Grassia, com cenografia de Zé Carratú.
Pacote completo
Multiplataforma, o Sambabook Beth Carvalho incluirá uma discobiografia, escrita pelo jornalista e pesquisador Rodrigo Faour; fichário de partituras com transcrição dos arranjos originais de diversos sambas gravados por Beth; ambiente na web, com portal, redes sociais e aplicativos especialmente desenvolvidos, além do lançamento do álbum e da versão audiovisual nas plataformas. Após o lançamento, previsto para fevereiro, o projeto será apresentado em formato de espetáculo para rodar as principais capitais brasileiras.