Por:

Eternizando uma noite marrom

Alcione no palco do Theatro Municipal durante o show em sua homenagem no Prêmio da Música Brasileira 2023 | Foto: Divulgação/PMB

Os momentos inesquecíveis da 30ª edição do Prêmio da Música Brasileira (PMB), realizada na noite de 31 de maio de 2023 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, agora estão eternizados em um álbum ao vivo, fruto da parceria entre o PMB e a gravadora Biscoito Fino. O álbum "30º Prêmio da Música Brasileira: Homenageada Alcione" celebra a trajetória de Alcione, uma das maiores artistas da música brasileira e segunda maior vencedora da premiação, com 21 troféus conquistados ao longo de sua carreira.

O álbum reúne um elenco de grandes nomes da música nacional, de várias gerações e estilos, que subiram ao palco para homenagear a diva do samba e da MPB. Entre os participantes, que refletem o olhar diverso do PMB para nossa música, estão Maria Bethânia, Gloria Groove, Seu Jorge, Diogo Nogueira, Péricles, Ferrugem, Luedji Luna, Marina Sena, Emicida, Tim Bernardes e a própria Alcione, que emocionou a plateia com performances marcantes.

A edição de 2023 do PMB celebrou a vida e a obra de Alcione, uma das artistas mais icônicas do Brasil, com cinco décadas de carreira, 30 álbuns de estúdio, nove registros ao vivo e mais de 8 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. A riqueza de seu repertório inspirou um espetáculo grandioso, dirigido por Zé Maurício Machline, idealizador e fundador do prêmio.

O álbum apresenta interpretações inesquecíveis de sucessos como "Gostoso Veneno", na voz de Seu Jorge, "O Meu Amor", por Maria Bethânia e Gloria Groove, e "Um Ser de Luz", com Ferrugem e Péricles. O repertório também conta com músicas como "Faz Uma Loucura Por Mim", interpretada por Fran, e clássicos eternizados pela própria Alcione, como "Pagu", "A Loba" e "O Surdo".