Celebrado baixista, cantor e compositor israelense Avishai Cohen, um dos principais nomes do jazz contemporâneo, está em turnê mundial do álbum "Brightlight", lançado no mês passado, e chega ao Manouche com apresentações neste sábado (30) com duas sessões, 20h e 22h, acompanhado pelo pianista Guy Moskovich e da baterista Roni Kaspi.
Nascido em Kabri, Avishai transformou o instrumento, elevando-o ao centro das atenções e expandindo os limites do jazz. Revelado em meados da década de 1990 na banda do pianista Chick Corea - época em que chegou à elite da cena nova-iorquina - Cohen já tocou com Herbie Hancock, Roy Hargrove e Paquito D'Rivera, entre outros astros do gênero, e tornou-se um herói da nascente cena jazzística de Tel-Aviv, mãe de boa parte do talento estrangeiro do jazz de Nova York.
O site americano All About Jazz, referência para o mundo do jazz, reverencia o músico: "Avishai Cohen é um músico distinto: sua energia crua, estilo de fricção hábil e fluido e a mão direita forte combinam-se em um dos sons de contrabaixo mais facilmente reconhecíveis na música contemporânea".
Seu trabalho lhe rendeu prêmios internacionais e reconhecimento global, incluindo o Prêmio Miles Davis no Festival de Jazz de Montreal em 2023.
Nos últimos vinte e poucos anos Avishai Cohen se consolidou como um dos grandes nomes e líderes do jazz contemporâneo. Com seu atual trio, Cohen mostrará músicas de seu mais recente álbum "Brightlight" como "Courage", "Hope", "Humility", e o jazz standard muito popular "Summertime" (George Gershwin em parceria com o escritor DuBose Heyward) e outras favoritas do público dentro de sua vasta biblioteca musical.
SERVIÇO
AVISHAI COHEN
Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, - subsolo da Casa Camolese/Jd. Botânico)
30/11, às 20h e 22h
Ingressos: R$ 440 e R$ 220 (meia e ingresso solidário, levando um quilo de alimento não perecível ou livro - a ser doado para o Retiro dos Artistas)