Izzy Gordon canta as rainhas negras
Cantora interpreta canções de Nina Simone, Elza Soares, Dona Ivone e outras divas
Novembro é o mês da Consciencia Negra e o Blue Note Rio dá início a uma programação especial com shows dedicados a grandes artistas negros. E o primeiro deles é o potente espetáculo "Rainhas" em que Izzy Gordon presta, nesta sexta-feira (1), reverência a Elza Soares, Nina Simone, Dona Ivone Lara, Aretha Franklin, Alcione e Dolores Duran, mulheres que transformaram suas trajetórias através da música.
"É um show que promove a valorização da diversidade e a quebra de estereótipos, inspirando mulheres a seguirem seus sonhos", afirma Izzy, que cresceu ouvindo jazz e bossa nova.
Filha de Dave Gordon - cantor nascido na Guiana e radicado no Brasil - e sobrinha da lendária Dolores Duran, Izzy conviveu desde criança com nomes como Jair Rodrigues, Tim Maia, César Camargo Mariano, Rita Lee, Wilson Simonal, Cassiano, e muitos outros que apareciam em casa para conversas e jam sessions com seu pai.
Sua carreira começou no musical "Emoções Baratas", do diretor José Possi Neto. Em 1993 participou do álbum "23", de Jorge Ben Jor. Convidada pelo músico Skowa, integrou a primeira formação do Grêmio Recreativo Amigos do Samba Rock Funk Soul. Também fez shows com Ed Motta.
Uma passagem interessante na carreira da cantora, foi receber o convite para dois shows exclusivos para a banda irlandesa U2, em São Paulo. O convite veio da própria produção de Bono, que escutou o então recém-lançado álbum "Aos Mestres com Carinho - Homenagem a Dolores Duran". Bono deu até canja em "I´ve Got You Under My Skin". Esse tributo a Dolores rendeu a Izzy indicações ao Grammy Latino e ao Prêmio TIM. Seu álbum mais recente é "Pra Vida Inteira" (2018) em que reafirma seu lado de compositora.
SERVIÇO
IZZY GORDON - RAINHAS
Blue Note Rio (Av. Atlântica, 1910 - Copacabana) | 1/11, às 20h | R$ 120 e R$4 60 (meia)