Leoni e Zélia Duncan celebram parceria

Parceriros de longa data, os dois artistas finalmente gravam sua versão para 'Quem Me Dera', composta pelos dois e gravada em 2012 por Roberta Campos

Por

Zélia Duncan, Leoni e seu filho Antônio nos bastidores da gravação de 'Quem Me Dera', que finalmente ganha versão nas vozes de seus autores

Artista multifacetado e uma das grandes vozes autorais da música brasileira desde os anos 1980, o cantor, compositor, músico e escritor Leoni inicia prepara abril do próximo ano o lançamento do EP "Balas Sortidas" e nesta sexta-feira (8) o primeiro single do projeto chega às plataformas de música. Trata-se da faixa "Quem Me Dera", gravada em dueto com Zélia Duncan, sua parceira na canção.

Gravada originalmente por Roberta Campos, em 2012, a canção ganha finalmente um registro nas vozes de seus criadores. Com melodia de Leoni e letra de Zélia, o clima é de "busca por momentos mais amenos, mais alegres. E, na falta deles, o consolo se encontra na canção", segundo Leoni. Afinal, "a arte existe porque a vida não basta", já dizia Ferreira Gullar.

Gravada em casa, com produção, gravação e mixagem de Antonio Leoni, "Quem Nos Dera" ressurge com uma pegada eletrônica e arranjo minimalista, bem diferente das faixas lançadas com a banda Outro Futuro. Antonio, filho do artista, toca/programa todos os instrumentos, exceto o baixo, que fica a cargo do pai.

Leoni começou sua carreira em 1983, como fundador da banda Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. Atuando como baixista, compôs todas as canções dos dois primeiros álbuns da banda. Em 1986, deixou o grupo para fundar e comandar sua segunda banda, a Heróis da Resistência, quando assumiu os vocais e compôs todo o repertório dos três álbuns gravados. Em 1993, partiu, finalmente, para a carreira solo em 1993 e, desde então, lançou sete álbuns, três DVDs e três EPs. Nesses mais de 40 anos de carreira, ganhou sete discos de ouro, um DVD de ouro e tem por volta de 200 canções gravadas.

Entre suas obras mais famosas estão "Garotos II", "Só Pro Meu Prazer", "Exagerado", "Como Eu Quero", "Por Que Não Eu?", "A Fórmula do Amor", "Dublê de Corpo", "Lágrimas e Chuva", "Os Outros", entre outras.

O compositor tem parcerias com grandes nomes da música brasileira como Cazuza, Zélia Duncan, Frejat, Herbert Vianna, Marcos Valle, Zeca Baleiro e atéw com o sambista Xande de Pilares.

Como escritor, lançou quatro livros: "Letra, Música e Outras Conversas" (1995), "Manual de Sobrevivência no Mundo Digital" (2010), "A Margarida Mostrando os Dentes" (2015) e "Baião de 2" (2016) - em parceria com Mauro Santa Cecília", outro importante letrista de sua geração.

Leoni é um artista conectado, que se reinventa a cada trabalho. Presente de forma ativa nas redes sociais, ele interage com os fãs, compartilhando suas ideias e trabalhos. No streaming, você pode encontrar um catálogo completo, desde os clássicos que marcaram gerações até os lançamentos mais recentes.