Quando o tambor ancestral é tecno

Rita Benneditto volta ao Circo Voador com seu aclamado 'Tecnomacumba'

Por

Desde 2003, Rita Benneditto roda o país com o show "Tecnomacumba", que une os tambores ancestrais aos ritmos eletrônicos. Neste sábado ela volta ao Circo Voador

Amaranhense Rita Benneditto fez e continua fazendo história com seu show "Tecnomacumba". Desde 2003 essa contagiante mistura dos tirmos ancestrais africanos com beats eletrônicos encanta plateias pelo Brasil. A cantora retorna com o espetáculo neste sábado (30) no Circo Voador. Afroribeirinhos e DJ Zod completam a noite.

O ano de 2003 representou um marco na vida de Rita Benneditto. Na ocasião, a cantora estreava seu "Tecnomacumba", um show no qual jogava luz sobre aspectos da nossa ancestralidade - e que muito dizem da nossa identidade enquanto cultura e nação. No repertório, pontos e rezas ligados às religiões de matrizes africanas são mesclados a temas da MPB, de autores como Gilberto Gil e Jorge Ben, em que entidades-símbolos da nossa fé são louvados/evocados.

Com este show, Rita provou que o elo que une nossa música à eletrônica tem como alicerce o bater dos tambores, cujos ecos reverberam para além dos terreiros, passando pelas patuscadas e rodas de samba que animam os fundos de quintal nos grandes centros e rincões do Brasil. Ao longo de mais de duas décadas, "Tecnomacumba" não se manteve estático. Tornou-se uma grande referência para as novas gerações, amadureceu - assim como sua intérprete - e possibilitou a Rita experimentar, ousar e, por que não, reinventar-se.

A perseverança da artista e da equipe envolvida garantem a longevidade desse bem-sucedido projeto, que permanece sendo um manifesto de brasilidade e uma intervenção cultural.

E Rita convidou o grupo Afroribeirinhos com sua mistura de sonoridades percussivas tradicionais do norte do Brasil juntamente com a influência melódica das guitarradas de toda região amazônica, inclusive das cúmbias peruanas, para abrir a noite.

SERVIÇO

RITA BENNEDITTO - TECNOMACUMBA

Circo Voador (Rua dos Arcos s/nº - Lapa) | 30/11, a partir das 20h (abertura dos portões) | Ingressos a partir de R$ 80 (meia) e R$ 160