"Me cansei de lero-lero / Dá licença, mas eu vou sair do sério". Ícones da música brasileira, Rita Lee e Roberto de Carvalho são os vencedores da oitava edição do Prêmio UBC, criado pela União Brasileira de Compositores. Com uma carreira de mais de quatro décadas, a dupla - parceira na música e na vida - acumula 146 composições registradas e dezenas de sucessos incontestáveis na MPB.
Em uma edição especial, pela primeira vez, o Prêmio será concedido a dois artistas, sendo uma delas 'in memoriam' (Rita Lee 1947-2023). Este ano, o evento acontecerá também em local inédito, o Teatro B32, em São Paulo, nesta quarta-feira (4).
A União Brasileira de Compositores, maior sociedade de gestão coletiva de direitos autorais do país, criou o Prêmio UBC em 2017. Na estreia, o homenageado foi Gilberto Gil. Nos anos seguintes, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença e Caetano Veloso. Agora, a honraria segue em boas mãos.
"A edição especial do Prêmio UBC, em seu oitavo ano, sai da Casa UBC pela primeira vez para aterrissar em São Paulo e reconhecer a gigantesca transcendência da obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Uma dupla rara de compositores cujo trabalho conjunto faz parte da vida de todos os brasileiros e influencia o rock e a MPB de maneira definitiva e particular. É uma honra para a UBC, sua diretoria e mais de 70 mil titulares de todo o Brasil anunciar esta justa homenagem", afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.
Rita e Roberto trouxeram para a música os sentimentos e a intimidade do casal, que viveu junto por 47 anos, criando uma vasto repertório de hits, incluindo "Mania de Você", "Flagra", "Papai Me Empresta o Carro", "Lança Perfume", "Chega Mais", "Cor de Rosa Choque" e "Desculpe o Auê". A dupla fez sucesso no Brasil e mundo afora. O segundo disco de Rita Lee e Roberto de Carvalho (1980) bateu recordes internacionais com a música "Lança Perfume", que conquistou 7º lugar na parada Billboard. Rita e Roberto formaram uma das mais longas parcerias musicais da música brasileira. Ao todo, os dois lançaram juntos cinco álbuns: "Rita Lee e Roberto de Carvalho"(1982), "Bombom" (1983), "Rita e Roberto" (1985), "Flerte Fatal"(1987) e "Rita Lee & Roberto de Carvalho - Perto do Fogo"(1990).
"O legado destes inspirados e inspiradores arquitetos da música brasileira é dos mais preciosos e será uma honra para nós da UBC celebrá-los. Este ano, excepcionalmente, mas com imensa alegria, pela primeira vez, o Prêmio UBC acontecerá em São Paulo. O coração já bate forte, pois o nosso respeito, amor e admiração Rita e Roberto é imenso e imensurável. Viva Rita e Roberto, para sempre!", destaca Paula Lima, presidente da UBC.
Cerimônia tem roteiro de Nelson Motta e shows de artistas como Pitty, Fernanda Abreu, Léo Jaime, Zé Ibarra e Paula Lima. A direção artística é de Beto Lee, filho de Rita e Roberto, e contará com a banda de Rita Lee. Em um show inédito até para o próprio Roberto, junto a convidados, artistas e personagens que marcaram a trajetória da dupla, grandes nomes da música brasileira, de diversas gerações, irão interpretar ao vivo versões inéditas de Rita e Roberto.
Entre as apresentações, Fernanda Abreu dará sua interpretação a "Saúde", enquanto Pitty trará sua assinatura rock para "On The Rocks". Carol Biazin emprestará sua voz a "Amor e Sexo", Zé Ibarra revisitará o clássico "Mania de Você" e Kell Smith interpretará "Vírus do Amor".
Paula Lima dará voz a "Nem Luxo, Nem Lixo", Chico Brown interpretará "Caso Sério" e Léo Jaime cantará "Flagra".
A cerimônia tem roteiro assinado por Nelson Motta. Como apresentador, Simoninha comandará a noite cheia de homenagens e surpresas à dupla de compositores. O evento terá direção artística de Otávio Juliano, responsável por espetáculos como a turnê Titãs Encontro.