Para muitos, o hevay metal é só volume alto, guitarras distorcidas e vocais agressivos. Mas há vida diferente no gênero que tem vários sub-estilos com várias nuances entre si. um deles é o progressive metal que combina a energia e a intensidade do rock pesado com elementos complexos e progressivos, como mudanças de tempo incomuns, arranjos bem mais elaborados e composições extensas. Uma das referências desta escola é a banda estadunidense Dream Theater que está percorrendo o mundo em sua turnê comemorativa de 40 anos e que desembarca nesta sexta (13) no Vivo Rio.
Três anos depois da arrojada e elaborada ópera rock do álbum "The Astonishing", John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), James LaBrie (vocal), Jordan Rudess (teclado) e Mike Pornoy (bateria) voltam ao país.
A primeira etapa da nova turnê recebeu muitos elogios da crítica e dos fãs, em grande parte devido ao abrangente setlist, com cerca de três horas de apresentação, tendo o Dream Theater definitivamente na sua melhor performance dinâmica.
Ao longo das quatro décadas, o Dream Theater lançou 26 álbuns, vendeu 12 milhões de cópias, ganhou três vezes o Grammy (nas categorias melhor performance de hard rock/metal, em 2012; e melhor performance de metal, em 2014 e 2022) e virou o principal representante do metal progressivo no mundo, embora essa classificação desagrade seus membros.
SERVIÇO
DREAM THEATER
Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo) | 13/12, às 21h | Ingressos entre R$ 400 e R$ 1.300