Por:

CORREIO CULTURAL: Riofilme inaugura o CineCarioca José Wilker

O CineCarioca José Wilker fica nas Casas Casadas | Foto: Rafael Catarcione/Divulgação

O CineCarioca José Wilker, nas Casas Casadas, em Laranjeiras, foi inaugurado oficialmente na noite de quarta-feira (11), com uma homenagem ao ator, diretor e dramaturgo que fez história no cinema, teatro e televisão brasileiros. A inauguração do equipamento faz parte das ações da RioFilme para fortalecer e ampliar o circuito carioca de cinemas de rua.

Fechado desde 2008, o espaço começou a ser reformado no ano passado com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo. No total, foram investidos R$ 5,8 milhões no segmento, dos quais, R$ 2,3 milhões foram destinados à modernização e reforma da sala de exibição.

 

Bem na Fita

O espetáculo "Brás Cubas", da Armazém Companhia de Teatro, foi o grande vencedor da 16ª FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra) com quatro troféus, incluindo os de Melhor Espetáculo e Melhor Direção, para Paulo de Moraes.

Bem na Fita II

Entre os outros destaques, estão o espetáculo "Kafka e a Boneca Viajante" (três troféus) e o solo "Em Nome da Mãe"', que coroou Suzana Nascimento como a Melhor Atriz. Ela lembrou que precisou de quase dez anos para levantar a montagem.

Bem na Fita III

O momento de maior emoção foi a homenagem a Othon Bastos, que recebeu o Prêmio Especial do Júri por seu trabalho em "Não me Entrego, Não!", espetáculo que festeja seus 91 anos. O ator subiu ao palco sob fortes aplausos da plateia.

Bem na Fita IV

O júri do Prêmio Fita 2024 é formado pelo ator, diretor e pesquisador Sergio Fonta (presidente do júri), o jornalista e crítico Dirceu Alves Jr, a atriz Elaine Alves e o cenógrafo José Dias. A FITA tem idealização, direção e curadoria de João Carlos Rabello.