Por Affonso Nunes
Acarioquice se faz presente em "João & Violão", o quinto álbum de estúdio do cantor e compositor João Sabiá já disponível nas principais plataformas digitais e com registro audiovisual no YouTube. O bem cuidado projeto celebra a trajetória do artista carioca. E este Sabiá canta e toca bonito.
Concebido em formato acústico, o álbum revisita a carreira do músico sob uma perspectiva renovada, reunindo alguns dos melhores momentos de sua discografia em arranjos inéditos e minimalistas, além de incluir duas novas canções: "Salmão com Lula" e "Domingo é Dia de Futebol".
Reconhecido por fusão de sambalanço, bossa nova, jazz e soul - quer coisa mais carioca que isso? -, João Sabiá criou uma identidade própria na música contemporânea brasileira, agora reinterpretada no novo trabalho, representando um retorno às raízes planejado por ele há anos.
Motivado tanto pelo desejo de remodelar seu repertório de forma mais orgânica, o artista explora novas nuances que valorizam ainda mais a poesia de suas composições. "É como voltar ao instante em que as músicas nascem: só eu e o violão", explica.
A parte visual é um pilar essencial de "João & Violão". Cada faixa recebeu um vídeo exclusivo, gravado no mesmo ambiente que as sessões do álbum. Essa escolha reforça a unidade estética do projeto, ampliando a narrativa das canções e ressaltando a naturalidade, a elegância e a intimidade que permeiam a obra.
Gravado nos Estúdios Trama NaCena, em São Paulo, com produção assinada pelo próprio artista e mixagem e masterização de Ricardo Camera, "João & Violão" tem o dom de transformar o simples, o formato voz e violão, em força criativa. A integração entre som e imagem enriquece cada detalhe da performance, destacando o talento e a sensibilidade de João Sabiá que assina a composição das 14 faixas do disco, ora sozinho ora com cinco parceiros (Guiga Sabiá, Mu Chebabi, Gabriel Moura, Cris Borges e Misha Piatigorsky).
"Este álbum é um resumo emocional dos meus 25 anos de carreira e uma chance de conectar meu trabalho a novos públicos. Realizá-lo na Trama, uma gravadora que admiro muito, foi especialmente significativo. Nossa longa história de colaborações torna este projeto ainda mais especial, e sinto orgulho em entregá-lo tanto aos que já acompanham minha trajetória quanto aos que estão me descobrindo agora", comemora o artista.
Nascido em Copacabana, Sabiá destaca-se como um talento multifacetado no cenário artístico. Atuando como cantor, compositor e músico, ele conquistou um lugar especial na música popular brasileira contemporânea. Em 2004, alcançou projeção nacional ao chegar à final do reality show Fama, exibido pela TV Globo. Desde então, lançou quatro álbuns autorais, distribuídos no Brasil, Europa e Japão, além de se apresentar em festivais de renome, como o Java Jazz Festival e o Rock in Rio.
Sua versatilidade o levou a colaborar com grandes nomes da música, incluindo Jorge Ben Jor, Toquinho, Ivan Lins, Fernanda Abreu e Wilson Simoninha. Como ator, estreou na premiada minissérie "Hoje é Dia de Maria" (2005), contracenando com Fernanda Montenegro. Desde então, tem participado de diversas produções televisivas e cinematográficas, fortalecendo e diversificando sua jornada artística.