Aquele samba gostoso das quintas
Samba Independente dos Bons Costumes é tradição na Fundição
Nesta semana em que se celebra o Dia Nacional do Samba, a Fundição Progresso recebe mais uma vez a roda de samba do Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC), que virou atração fixa da casa às quintas-feiras em seu anexo, o chamado Espaço Verde, reunindo um público médio de 2 mil pessoas a cada semana. O grupo promete uma apresentação especial, das antigas, homenageando grandes nomes do samba.
O repertório do grupo traduz toda sua originalidade, indo da malandragem do partido alto à irreverencia do pagode; do suingue do calango ao batuque do samba de roda; do baião ao instrumental, do jongo ao ijexá, levando todos a uma viagem musico afetiva.
O SIBC é um coletivo de músicos e amantes do samba que se unem para celebrar a música e a cultura carioca. Sua formação do grupo é bastante dinâmica, com diversos artistas se revezando nos instrumentos e vocais. Essa diversidade musical enriquece o som do grupo e garante um repertório eclético e envolvente.
O grupo iniciou sua trajetória tocando na Praça Tiradentes, e logo atraiu um público fiel que, através do coro e da palma da mão, fazem das suas rodas um local mais que especial.
Através dos arranjos e releituras de grandes nomes do samba e da música brasileira, além das músicas autorais, o SIBC conquistou o seu espaço na cena carioca do samba.
Um dos trunfos do SIBC é o ser um grupo plural e diverso, que conta com integrantes de diversas opiniões, pensamentos e principalmente de diferentes vertentes artísticas. Ainda este ano, o SIBC terá o lançamento do seu primeiro EP, com produção de Rafael dos Anjos, músico brasiliense que já dirigiu nomes como Arlindo Cruz e Diogo Nogueira.
De 2015 até aqui pouquíssimas foram as quintas-feiras sem uma apresentação do SIBC na cidade. "Desde os shows improvisados na Praça Tiradentes até as apresentações na Fundição Progresso, duas coisas sempre nos acompanharam: nossa
paixão pela música e nosso público fiel, a Nação Laranja", comemora Vandro Augusto, um dos idelaizadores do SIBC.
SERVIÇO
SAMBA INDEPENDENTE DOS BONS COSTUMES
Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 - Lapa)
Todas as quintas, a partir das 21h Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia solidária, levando 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar para doação)