Uma celebração à música sertaneja de raiz

Dupla Élcio Dias & Amorim lança o terceiro álbum de sua discografia nas plataformas digitais

Por

Dupla formada em Enbu das Artes (SP), Élcio Dias & Amorim dedica-se à pesquisa e preservação do rico repertório sertanejo tradicional. E um dos mais emblemáticos trabalhos dos artistas nessa linha acaba de chegar às plataformas digitais de música

Élcio Dias e Amorim são desde a adolescência artistas educadores engajados em prol da cultura popular e das tradições brasileiras como a congada, a folia de reis e o pagode de viola. Em defesa desta bandeira, constantemente promovem rodas de viola e outros eventos de resgate, de preservação e de divulgação da música regional e, em especial, de sua vertente caipira, a partir da Estância Turística de Embu das Artes, onde residem e trabalham e seus arredores, colaborando diretamente para a valorização de nossas raízes profundas e para a formação de novos públicos.

"A preservação das tradições ligadas ao universo artístico no qual e pelo qual militam mantém bens tecnológicos e culturais, construídos por gerações, e ajuda na evolução do povo. Um povo sem memória também tem alma vazia", defende Élcio.

A cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, sempre foi um celeiro de grandes artistas representativos deste gênero musical, principalmente por ser uma cidade que abriga majoritariamente uma população originária em sua maioria de migrantes oriundos de áreas rurais, onde esse gênero musical é nativo e muito apreciado. O ponto tradicional de encontro desses artistas e compositores na cidade sempre foi nas imediações da Praça das Artes, onde depois de boas prosas, eram feitas as rodas de violas e a troca de composições entre os artistas.

E é nesse cenário que Élcio Dias & Amorim realizaram um trabalho apaixonado, interpretando com sensibilidade e admiração, a essência da beleza e a simplicidade deste gênero da música popular brasileira. O álbum "Élcio Dias & Amorim - Memórias do Sertão em Embu das Artes Ao Vivo", recém-lançado nas plataformas digitais, perpetua a memória da música sertaneja de raiz e também de ícones imortais da música caipira como Tião Carreiro & Pardinho, Pena Branca & Xavantinho, Tonico & Tinoco, Inezita Barroso, Rolando Boldrin, Renato Teixeira e outros grandes ícones da nossa música caipira e popular.

Élcio Dias & Amorim tocam e cantam desde crianças e como dupla a partir de 2019, com sensibilidade e admiração também cultivam a essência da beleza e a simplicidade deste gênero da música popular brasileira.

Com participações de Elisa Dias, irmã de Élcio Dias, na faixa "Trem do Pantanal", uma afinada e entrosada banda ajuda os intérpretes a conduzirem o seleto repertório de consagrados sucessos pinçados do rico cancioneiro do país, apresentados com arranjos e interpretações inovadores que vão surpreender e agradar os amantes da boa música.

Com Élcio Dias, voz e violão nylon e Amorim voz e viola caipira, a banda reúne: Heder Cardoso na bateria, Vag Silva nos baixos e backing vocal, Ricardo Branco nos violões e backing vocal, Lucas Fiuza nos teclados e violino, Valdir Escurinho na percussãol, Tiago Silva nos violões e cavaquinho. O disco foi mixado e masterizado no estúdio L&N Produções Artisticas, por Ronaldo Martins.

Além de músico Élcio Dias é professor de artes na rede estadual de ensino onde conheceu o seu parceiro Amorim, formado em matemática e pedagogia mas que sempre participou de projetos musicais, sarais e coral nas escolas em que trabalhou.