Por:

A música volta e veio pra ficar

Joyce Moreno inaugura a série musical Terças no Ipanema com quatro shows semanais | Foto: Isabelo Espíndola/Divulgação

Nesta terça-feira (7) o Teatro Ipanema, que já foi espaço privilegiado de shows musicais, promove a abertura do projeto Terças no Ipanema, que vai levar a música de volta ao espaço em caráter permanente, sempre às terças-feiras. A ideia do projeto é retomar o hábito das temporadas, hoje restrito aos espetáculos teatrais.

Quem abre a temporada é a cantora e compositora Joyce Moreno, ela própria assídua frequentadora do teatro, tanto no palco quanto na plateia. "Fiz várias temporadas no Ipanema, nos anos 1970 e 1980. Lembro especialmente de uma em 1979, chamada 'Feminina', onde eu dava uma prévia do álbum que faria no ano seguinte", lembra Joyce. A temporada da artista carioca, batizada de "O Janeiro do Rio", será nos dias 7, 14, 21 e 28 deste mês.

Nas duas primeiras terças-feiras (7 e 14), Joyce recebe Jards Macalé, parceiro e amigo de longa data. Nas terças seguintes - 21 e 28 de janeiro -, os convidados serão o contrabaixista Jorge Helder e o baterista Tutty Moreno, marido da artista. "A ideia é oferecer dois shows diferentes: um de voz e violão (dias 7 e 14), em que vou cantar canções bem cariocas minhas, como "Tardes Cariocas", e de compositores como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Carlos Lyra e Paulinho da Viola. Jards participa dividindo alguns sambas antigos e "Um Abraço do João", que fizemos juntos", conta.

Nos shows que acontecem nos dias 21 e 28 de janeiro, Joyce Moreno terá a companhia dos músicos citados em uma formação de trio. Já indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor álbum de Jazz, Tutty Moreno participou de shows e discos emblemáticos de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jards Macalé, produzidos em Londres nos anos 1970, entre outros inúmeros artistas. Imprimiu seu estilo na bateria nos discos que Joyce gravaria a partir de "Feminina", de 1980. Requisitado por grandes nomes da MPB, como baixista e produtor, Jorge Helder acaba de lançar um projeto solo com obras de Chico Buarque, com quem toca há décadas. O clima deste encontro será um pouco mais jazzístico.

Flávia Souza Lima, produtora cultural há 30 anos, é a responsável pela coordenação executiva e curadoria artística do projeto: "O Terças no Ipanema nasceu em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura, para voltar a ocupar um espaço que sempre teve forte vocação musical". Vale lembrar que o antigo Teatro Ipanema revelou artistas como Marina Lima, Cazuza, Jards Macalé, Angela Ro Ro, Marisa Monte, Eduardo Dussek e a banda Barão Vermelho, entre muitos outros.

SERVIÇO

TERÇAS NO IPANEMA COM JOYCE MORENO

Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824)

7, 14, 21 e 28/1, às 20h

Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia)