Por:

Elas vão donatear

A baiana Luedji Luna é uma das intérpretes do álbum em que cantoras gravam canções do genial e saudoso João Donato, que nois deixou em 2023 | Foto: Divulgação

Por Affonso Nunes

Acaba de chegar às plataformas o single que anuncia o lançamento do álbum "Elas Cantam Donato", um mais que merecido tributo ao genial compositor João Donato (1934-2023) gravado por cantoras de diferentes gerações e estilos. A faixa escolhida para ser o single do projeto é "Bananeira", uma das parcerias mais conhecidas de João Donato e Gilberto Gil, originalmente lançada por Donato no álbum "Lugar Comum", de 1975.

A nova versão para esse clássico donatiano é da cantora e compositora baiana Luedji Luna. Aos 37 anos, ela coleciona diversas indicações e prêmios, se firmando como referência da música popular brasileira contemporânea. "Bananeira" ganhou novo arranjo de Itamar Assiere, que resgata a latinidade tão peculiar à obra de Donato. Itamar assume os teclados na gravação que teve ainda os músicos Ricardo Pontes (sax alto), José Arimatéa (trompete), Alberto Continentino (baixo), Marcio Bahia (bateria) e Mingo Araújo (percussão).

Gravado em 2024, quando João Donato teria completado 90 anos, o álbum foi idealizado por Regina Oreiro, que o produziu em parceria com a jornalista e gestora cultural Ivone Belém, viúva do compositor. Além de Luedji Luna, "Elas cantam Donato" reúne um time de vozes femininas formado por Wanda Sá, Joyce Moreno, Simone, Mônica Salmaso, Mart'nália, Zélia Duncan, Teresa Cristina e Tulipa Ruiz.

No repertório de "Elas Cantam Donato" estarão canções como "Verbos do Amor", "Lugar Comum", "Naturalmente" e "Sambou, Sambou", entre outras. O álbum completo, com oito faixas, chega às plataformas no próximo dia 30.