Por: Affonso Nunes

De mãos e coração atados ao country

Ringo Starr pediu a T Bone Burnett uma faixa para seu novo disco e recebeu nove de volta. Assim, decidiu voltar a gravar um disco só com canções country | Foto: Divulgação

Quem não tem o coração aquecido por uma boa balada country levante a mão ou trate de ouvir "Look Up", o novo álbum de Ringo Starr. O ex-beatle volta a flertar com o gênero após um hiato de 50 anos, comprovando que velhas paixões não deixam de ser paixões. O trabalho é fruto da parceria de Ringo com o músico, compositor e produtor T Bone Burnett, uma referência no universo country. O disco é um achado, das tradicionais e românticas baladas country àquela levada rock, pois afinal o que o rock and roll se não um filho da country music e do blues com mais aceleração?

Gravado no ano passado em Nashville e Los Angeles, "Look Up" apresenta onze músicas, nove delas escritas ou co-escritas por Burnett. Ringo Starr cantou e tocou bateria em todas as músicas e co-escreveu o encerramento do álbum, "Thankful", com a participação de Alison Krauss. Burnett recrutou alguns dos melhores e mais quentes talentos de Nashville para o disco, incluindo Billy Strings, Larkin Poe, Lucius, Molly Tuttle e a já mencionada Krauss. Os aclamados músicos Dennis Crouch, Paul Franklin, Daniel Tashian e Joe Walsh também tocaram no álbum.

Um vídeo da faixa-título também foi lançado e pode ser visto no canal do artista no YouTube. Filmado ao ar livre nas montanhas de Santa Mônica e em Beverly Hills, na Califórnia, ele mostra Ringo cantando sob o sol e imagens de pessoas de todas as classes sociais reunidas em um campo; depois, tomadas aéreas mostram as pessoas formando o símbolo de paz e amor (que Ringo adora) humano.

O diretor Wyndham Garnett foi inspirado pela letra presciente da música e pela dedicação de Ringo para espalhar a paz e o amor: "No matter where you place/ In the human race/ There is mercy/ There is grace/ Look Up/ Up above your head/ Where the music plays/ There's a light that shines/ In the darkest days/ Look up/ Live to fight another day/ Good things are gonna come your way" ("Não importa onde você esteja/ na raça humana/ há misericórdia/ há graça/ olhe para cima/ Acima de sua cabeça/ Onde a música toca/ Há uma luz que brilha/ Nos dias mais sombrios/ Olhe para cima/ Viva para lutar outro dia/ As coisas boas virão em sua direção"). O vídeo está repleto de positividade e é um farol de esperança neste início de ano.

O amor de toda a vida de Ringo Starr pela música country tem sido evidente e celebrado ao longo de sua carreira. Ele tocou e compôs muitas músicas country e músicas com toques country durante seus anos com os Beatles ("Act Naturally", "What Goes On" e "Don't Pass Me By", por exemplo), e também com Rory Storm and The Hurricanes; gravou um álbum country, "Beaucoups of Blues", em 1970, seu segundo álbum solo. O amor pelo country e pelo blues o levou a tentar emigrar de Londres para o Texas quando ainda era adolescente, depois de ler que Lightnin' Hopkins morava em Houston.

O novo álbum surge após um encontro casual com Burnett em um evento em Los Angeles em 2022 (os dois se conheceram na década de 1970), quando Ringo pediu a Burnett que escrevesse uma música para um EP que ele estava gravando. Levando a tarefa a sério, Burnett retornou com nove canções, todas em estilo country, que felizmente colocaram Starr na rota para gravar "Look Up".