Jongo, samba de roda, maracatu, coco de roda e outras expressões da cultura popular brasileira serão celebradas no show "Firma o Tambor" que o pelo Grupo Cultural Sopro de Gaia apresenta ao longo deste mês. Com estreia neste sábado (7) em Niterói e depois seguindo para Petrópolis (15), Tijuca (25) e Ramos (27).
Fundado pelo percussionista e mestre de Capoeira Angola Marcus Vinicius Macul, conhecido como Mestre Marcus Feinho, o Sopro de Gaia tem à frente um pesquisador dedicado à valorização das tradições populares. Ele também idealizou a Casa do Saber Popular, um dos maiores espaços de vivência e preservação da cultura popular no Rio de Janeiro, que está por trás dessas apresentações.
"Vamos apresentar ao público músicas de diferentes manifestações culturais brasileiras, com letras que soam como um grito de liberdade, de resistência, como se estivéssemos firmando nossas raízes em solo ancestral. São canções autorais minhas, presentes no nosso 15º e último CD, que trazem essa força e mostram a importância da nossa identidade cultural, das nossas origens, dos saberes de povos que nos antecederam", afirma Marcus. Em sua trajetória como pesquisador, ele desenvolveu o projeto "Cultura Popular para a Paz".
As danças que acompanham cada ritmo também estarão no espetáculo. "O coco de roda, por exemplo, é uma tradição da cultura popular brasileira que ultrapassa gerações e é riquíssima", destaca Ana Carolina Rosa, doutora em Educação, psicopedagoga, coordenadora da Casa do Saber Popular e integrante do Sopro de Gaia. "Além do resgate da cultura popular, os brincantes das manifestações populares também têm a possibilidade de reconhecer-se nessa história, elevando sua autoestima e seu olhar mais reflexivo a respeito de si, do outro e do mundo", acrescenta.
Criado há mais de 20 anos pelo Mestre Marcus Feinho, o Sopro de Gaia dedica-se à pesquisa e salvaguarda dos saberes e tradições de diversas manifestações da cultura popular brasileira. Para isso, realiza viagens de pesquisa a espaços tradicionais, produz materiais audiovisuais (entrevistas, documentários, livros, CDs) e promove eventos com oficinas, rodas e apresentações.