Março será um mês de celebrações para o projeto Música no Museu, que em 2025 comemora 28 anos de existência. A série mensal começa nesta terça-feira (11) com a apresentação da Camerata do Uerê, às 18h, no Espaço Sesc Cultural, no Flamengo. O grupo, formado por 30 jovens do Complexo da Maré, com idades entre 7 e 18 anos, integra o Projeto Uerê e apresentará um repertório que inclui obras de Bach, Guerra-Peixe, Mahler e Villa-Lobos, entre outros compositores.
Criada com o objetivo de oferecer formação musical e ampliar oportunidades para seus integrantes, a Camerata do Uerê já se apresentou em importantes palcos do Brasil e do exterior, destacando-se por sua qualidade técnica e pelo impacto transformador da música na vida dos jovens.
Com 27 anos de trajetória, o Música no Museu já reuniu um público superior a 1,2 milhão de pessoas. Além de percorrer o Brasil de norte a sul, expandiu-se internacionalmente, levando concertos a cidades em todos os continentes. Recebeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, entre eles a Ordem do Mérito Nacional, Golfinho de Ouro, Ordem do Mérito Carioca, Cultura Viva da Unesco, Latin American Quality Awards na PUC-Buenos Aires e Excelência em Cultura em Lisboa e Madri.
O projeto também foi tema de uma tese de mestrado na Universidade de Berlim. O projeto promove o RioHarpFestival, que chega à sua 18ª edição, e o RioWindsFestival, em sua 14ª edição, consolidando o Brasil no circuito mundial da harpa e dos instrumentos de sopro.
Além disso, o Música no Museu acaba de receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro e terá o dia 27 de março oficialmente reconhecido como o Dia da Música no Museu no calendário do Estado.
SERVIÇO
MÚSICA NO MUSEU - CAMERATA DO UERÊ
Arte Sesc (Rua Marques de Abrantes 99, Flamengo) | 11/3, às 18h | Entrada franca, com distribuição de senhas meia hora antes do concerto