Por: Affonso Nunes

Um baião arretado para o novo disco

Lenine e Francis Hime nos estúdios da Biscoito Fino nos bastidores da gravação de 'Chula Chula' | Foto: Isabela Espíndola

Já disponível nas plataformas digitais, "Chula Chula" é o segundo single do novo álbum de inéditas de Francis Hime, com lançamento previsto para abril pelo selo Biscoito Fino. Antes da estreia do disco, intitulado "Não Navego para Chegar" - nome da composição inédita assinada por Francis, Maurício Carrilho e Olivia Hime -, o single revela mais um dos convidados do projeto. Desta vez, Lenine divide os vocais com Francis na parceria do maestro com Geraldo Carneiro.

"Geraldo escreveu a letra, e eu musiquei com um ritmo que remete ao baião. Como a canção tem um sotaque nordestino, a escolha do pernambucano Lenine me pareceu muito apropriada", comenta Francis.

A gravação de "Chula Chula" traz Francis Hime ao piano e nos vocais ao lado de Lenine, acompanhado por um grupo de músicos de alto nível: Paulo Aragão (violão), Jorge Helder (baixo elétrico), Marcus Thadeu (bateria, triângulo, ganzá, coquinho e pandeiro), Dirceu Leite (flauta), Cristiano Alves (clarinete) e Kiko Horta (acordeão).

O álbum "Não Navego para Chegar" reúne parceiros e intérpretes pelos quais Francis Hime tem profunda admiração. Durante as gravações, realizadas ao longo de 2024, o compositor celebrou seus 85 anos e mais de 60 de carreira musical. Além de Lenine e Simone - que já participou do single "Samba pra Martinho" -, o disco conta com um elenco de grandes nomes: Ivan Lins, Zélia Duncan, Dori Caymmi, Olivia Hime, Mônica Salmaso, Leila Pinheiro, Zé Renato e o Quarteto Maogani.

Pianista, compositor e maestro com trajetória iniciada nos anos 1960 na Bossa Nova, Francis acumula diversas parcerias, sendo as colaborações com Chico Buarque e Vinicius de Moraes as mais famosas. Com Chico, por exemplo, compôs clássicos da MPB como "Atrás da Porta" e "Meu Caro Amigo". Além da canção popular, o maestro atua na música orquestral e em trilhas sonoras.