O Sambabook Beth Carvalho reúne nomes de diferentes gerações e estilos, como Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, homenageados em edições anteriores. Sombrinha e integrantes do Fundo de Quintal, velhos amigos da cantora, se juntam a artistas consagrados e novas vozes do samba e do pagode, como Leci Brandão, Xande de Pilares, Teresa Cristina, Diogo Nogueira, Péricles, Arlindinho, Ferrugem, Mumuzinho, Marina Iris, Prettos, Mosquito e Lu Carvalho.
Certamente o mais famoso afilhado da "Madrinha do Samba", Zeca Pagodinho tinha que ser presença obrigatória neste Sambabook. Perguntado sobre a sensação de gravar neste trabalho, rebobinou sua relação com Beth. "Passou um filme muito grande na cabeça, eu lembrei de muita coisa. A gente desfilando no Cacique.... O Cacique era uma fábrica de músicos, sambistas e compositores. De uma poesia sem tamanho. Aí, um dia apareceu a Beth por lá: eu cantei o 'Camarão Que Dorme a Onda Leva", minha, do Arlindo e do Beto Sem Braço, e ela adorou, coisa e tal... A música entrou pro repertório do disco dela e lá eu fui ao estúdio, assistir a gravação. Aí, a Beth disse: 'você vai cantar comigo?'. Eu falei, mas eu não canto. Ela falou, 'que não canta o quê? Vai cantar, sim'.... me botaram num cantinho do estúdio, com um fone - meu sonho era usar aquele fone - e eu gravei. Aí eu falei, agora eu sou artista!".
O elenco do álbum se expande para além das fronteiras do samba, com participações de Fagner, Maria Rita, Seu Jorge, Paula Lima, Luciana Mello, Zélia Duncan, Luedji Luna e Agnes Nunes. Luana Carvalho, filha de Beth, acompanhada pelos Golden Boys, recria "Andança", clássico lançado por sua mãe em 1968 durante o III Festival Internacional da Canção. O projeto inclui ainda versões instrumentais assinadas por Gabriel Grossi, Hamilton de Holanda, Nicolas Krassik, Marcelinho Moreira e Rildo Hora.
Afonso Carvalho, idealizador e diretor artístico do Sambabook, destaca a relevância do projeto. "O Sambabook reúne um time de excelência. Nesta edição, trouxemos também músicos que integraram a banda da Beth". Sobre a escolha de Beth Carvalho como homenageada, ele ressalta: "Ao prestar tributo a Beth, homenageamos também os compositores que ela resgatou, gravou e revelou ao Brasil".
O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Rede, com patrocínio master da Caixa Residencial e Chevrolet Consórcio. Conta ainda com o apoio de Energia Pecem e Laboratório Cristália.
A partir de 8 de maio, o "Sambabook Beth Carvalho" será levado aos palcos em diversas capitais. A turnê começa em São Paulo, no Vibra SP, e segue para o Rio com apresentação no Vivo Rio no dia 15 de maio. Os shows contarão com a Banda da Madrinha, formada por músicos que acompanharam Beth Carvalho, além de artistas como Arlindinho, Sombrinha, Paula Lima, Lu Carvalho, Marina Iris e Prettos. As datas atualizadas estarão disponíveis nos perfis do Sambabook nas redes sociais.