A escritora Janete Clair (1925-1983), um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, será homenageada em seu centenário com um concerto da Camerata Dias Gomes. A apresentação acontece nesta terça-feira (8), às 18h, no Arte Sesc Flamengo, como parte da série Música no Museu.
Formada em 2012 pela violoncelista e poeta Denise Emmer, filha de Janete Clair e Dias Gomes, a Camerata nasceu como uma homenagem aos 90 anos do dramaturgo e passou a integrar circuitos voltados à música de câmara, com apresentações em espaços como a Academia Brasileira de Letras. Ao longo de seus treze anos de atividade, o grupo tem se destacado por uma proposta que alia repertório erudito a um diálogo com a memória cultural brasileira, tanto por meio de suas escolhas musicais quanto pelas figuras que evoca. Seus integrantes são músicos que atuam em orquestras como a Petrobrás Sinfônica, a Theatro Municipal, a Rio Camerata e da Escola de Música da UFRJ.
Para o concerto em homenagem a Janete Clair, Denise conta que a orquestra preparou um repertório com obras que a escritora apreciava. Entre elas, "Clair de Lune", de Debussy — peça associada à sua imagem e memória —; e composições de Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga. O programa inclui ainda um pout-pourri com temas de novelas criadas pela teledramaturga como "Irmãos Coragem", "Selva de Pedra", "Coração Alado", "O Astro" e "Pai Herói" com arranjos do compositor Alexandre Schubert.
A formação da Camerata foi ampliada especialmente para esta ocasião, reunindo oito violinos, três violas, quatro violoncelos, dois contrabaixos, piano, flauta, fagote e percussão. A regência será do maestro Alexandre Rocha.
Segundo Denise Emmer, que integra a orquestra como violoncelista, a homenagem tem um significado pessoal profundo. "Tocar o violoncelo na orquestra é a forma mais direta de chegar ao espírito da minha mãe", diz. "Dedilhando as notas de Clair de Lune e dos temas que marcaram suas novelas, sua memória se reinventa num quadro mágico", comenta.
SERVIÇO
CAMERATA DIAS GOMES
Arte Sesc Flamengo (Rua Marquês de Abrantes, 99)
8/4, às 18h
Entrada franca