Obra do acaso, mas de resultados cuidadosamente elaborados, "Vison Negro" marca a nova fase artística da cantora e compositora Anna Ratto. Lançado pela gravadora Biscoito Fino, o álbum surgiu durante os ensaios da turnê de "Contato Imediato" (2021), quando novas releituras de canções de Arnaldo Antunes foram sendo incorporadas ao repertório do show.
O ponto de partida veio com uma provocação do músico Kassin, que sugeriu a gravação de três dessas releituras. O que seria um EP complementar, acabou se transformando em um disco com dez faixas — todas de autoria ou coautoria de Arnaldo Antunes. "Escrevi para o Arnaldo pedindo algo novo. Ele mandou seis músicas, depois mais quatro...", recorda Anna.
A parceria com Kassin se estendeu também à produção do álbum, dividida com Liminha, nome que já havia trabalhado com a artista no disco anterior e com Arando Antunes em diversas ocasiões desde os tempos dosd Titãs. Juntos, os três buscaram uma sonoridade analógica e orgânica, priorizando gravações ao vivo com músicos de estúdio, em contraponto ao domínio dos recursos digitais na música pop contemporânea.
O time de instrumentistas inclui nomes de peso como Jorge Ailton (baixo), Davi Moraes (guitarra), Marcelo Galter (piano), Paulo Braga, Tutto Ferraz e Estevan Barbosa (baterias), além de Elísio Freitas (guitarra). A direção artística resultou em um álbum direto e solar, com arranjos econômicos e letras afiadas.
A faixa-título abre o trabalho e dá o tom do disco ao criticar com ironia o culto ao luxo e à ostentação: "Eu te amo, mas eu vivo com você porque você vai fazer sucesso / E vai dar brilhantes, vai me dar diamantes, vai me dar um vison negro". Outros destaques são "Melhor Não Enfeitar", "Não Temo" (parceria de Antunes e Anna Ratto) e "Sem Você", de Arnaldo com Carlinhos Brown, que formam o núcleo mais roqueiro do disco.
As influências pop e regionais aparecem na guitarrada "Bam Bam Bam" (com Hyldon e Céu), no reggae "Dança" (com Marcos Montagner) e na balada "Todo Dia e Toda Hora Com Você", que traz Fernanda Takai em dueto. Neste último caso, as referências aos Beatles são intencionais e dialogam com a sofisticação melódica da faixa.
A mixagem ficou a cargo do engenheiro de som estadunidense Michael H. Brauer, conhecido por trabalhos com nomes como Aretha Franklin, Bob Dylan, Coldplay e Paul McCartney. Sua participação contribuiu para uma sonoridade vigorosa e precisa, elevando o padrão técnico do álbum.
Ao longo das dez faixas, Anna Ratto reafirma sua versatilidade e recusa à repetição. "Busco me conhecer em outros cantos, literalmente. Música é como roupa: precisa vestir bem", reflete.
Com trajetória iniciada em 2006, a artista carioca chega ao sétimo álbum mostrando maturidade e convicção, mesmo diante de um mercado fonográfico cada vez mais fragmentado. "Furar bolhas seria uma surpresa. Mas isso nunca pode dirigir uma artista", afirma.