Por: Affonso Nunes

Velha guarda à cubana

A Buena Vista Social Orchestra mantém o legado do projeto reunindo remanescentes do grupo original e músicos da cena contemporênea de Cuba | Foto: Divulgação

A Buena Vista Social Orchestra se apresenta neste feriado de sexta-feira (18) no Circo Voador. O grupo reúne músicos cubanos contemporâneos e integrantes originais do Buena Vista Social Club, sob a regência do maestro e trombonista Jesús "Aguaje" Ramos.

O espetáculo, com ingressos rapidamente esgotados, faz parte da turnê internacional que o grupo realiza em 2025. Após apresentações no Brasil, incluindo datas em Recife, Salvador e São Paulo, a orquestra segue para os Estados Unidos, onde tem agenda confirmada entre agosto e outubro em cidades como Kansas City, Seattle e Las Vegas.

A turnê celebra o legado do Buena Vista Social Club, projeto que alcançou reconhecimento mundial com o álbum homônimo lançado em 1997. Produzido por Ry Cooder e Juan de Marcos González, o disco reuniu veteranos da música tradicional cubana e inspirou o documentário dirigido por Wim Wenders, indicado ao Oscar em 2000. O sucesso global consolidou o nome Buena Vista como referência em gêneros da ilha caribenha como son, bolero e danzón.

A formação atual conta com uma orquestra de dez músicos, incluindo os também ex-integrantes do Buena Vista Social Club Luis "Betun" Mariano Valiente Marin (congas, bongô), Emilio Senon Morales Ruiz (piano) e Fabían Garcia (baixo).

No repertório, clássicos da música cubana como "Chan Chan", "Dos Gardenias" e "El Cuarto de Tula" são revisitados com arranjos que mantêm a identidade sonora do grupo que conquistou merecido reconhecimento internacional.

SERVIÇO

BUENA VISTA SOCIAL ORCHESTRA

Circo Voador (Rua dos Arcos s/nº - Lapa) | 18/4, a partir das 20h (abertura dos portões) | Ingressos esgotados