Por: Affonso Nunes

Xande caetaneou

Xande de Pilares, Caetano Veloso e Pretinho da Serrinha unidos em projeto que ressignifica canções do artista baiano | Foto: Fernando Young/Divulgação

Em vitoriosa turnê nacional, Xande de Pilares chega ao palco do Vivo Rio neste sábado (26) com o espetáculo "Xande Canta Caetano", a homenagem do sambista a um dos maiores nomes da música popular brasileira. O show reúne sucessos eternizados por Caetano em releituras que ganham nova vida na voz marcante do artista carioca.

No repertório, faixas do premiado álbum homônimo lançado em agosto de 2023 — entre elas, "Gente", "Alegria, Alegria", "O Amor", "Qualquer Coisa", "Tigresa", "Luz do Sol", "Lua de São Jorge" e "Muito Romântico" — se misturam a outras canções emblemáticas como "Queixa", "Trem das Cores", "Reconvexo", "Força Estranha" e "Eclipse Oculto". Com direção musical de Pretinho da Serrinha e direção artística de Regina Casé, o projeto vem sendo celebrado por Caetano e por Paula Lavigne, que acompanharam de perto sua concepção.

"Cantar Caetano é uma forma de agradecer. A obra dele atravessa o tempo e fala de tudo que a gente sente. É um desafio e, ao mesmo tempo, um privilégio me colocar nesse lugar, trazendo o meu samba para essas canções tão profundas", diz Xande em entrevista na ocasião do lançamento do disco.

Desde o lançamento, o álbum obteve 35 milhões de reproduções no streaming, foi premiado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode e esteve entre os indicados a Melhor Álbum do Ano. Também conquistou o Prêmio da Música Brasileira 2025, com as categorias de Melhor Intérprete e Melhor Lançamento de Samba.