Por: Affonso Nunes

Simone, uma voz que atravessa gerações

Simone construiu uma sólida carreira de intérprete sempre com refinamento e boas escolhas artísticas | Foto: Felipe Rufino/Divulgação

Com mais de meio século de trajetória, Simone reafirma sua relevância como uma das intérpretes mais expressivas da música brasileira. Nascida em Salvador e revelada como cantora em 1973, ela construiu uma carreira marcada por escolhas artísticas ousadas, repertórios refinados e uma entrega emocional que transformou suas interpretações em referências definitivas de grandes canções nacionais. Agora, depois do sucesso retumbante da turnê "Tô Voltando" - celebrando 50 anos de carreira com mais de 40 shows lotados pelo país -, a Cigarra inicia um novo capítulo com a turnê que leva seu nome. E faz isso com o frescor de quem ainda se reinventa, estreando no Circo Voador neste sábado (26).

O novo espetáculo, dirigido por Ana Costa, que também assume o violão e o cavaquinho, propõe um roteiro instigante: reúne clássicos consagrados na voz de Simone que ficaram de fora do show anterior, como "Pão e Poesia", "Paixão", "Para Lennon e McCartney" e "Coisa Feita", e outras joias de seu repertório, como "Encontros e Despedidas", "Iolanda" e "Começar de Novo". Ao lado de uma nova geração de músicos, Simone reveste seus sucessos com arranjos contemporâneos, reafirmando sua capacidade de diálogo com o presente. A apresentação ainda terá a abertura de Julia Vargas e Natascha Falcão, com o show "LeeGal", homenagem a Rita Lee e Gal Costa, duas artistas que, como Simone, moldaram o imaginário musical do país.

Com 31 álbuns de estúdio e sete ao vivo, além de cerca de 50 canções em trilhas sonoras de novelas, Simone se firmou como uma voz que atravessa gerações e fronteiras. Suas interpretações de compositores como Milton Nascimento, Chico Buarque, Sueli Costa, Ivan Lins e Gonzaguinha tornaram-se definitivas, muitas vezes apresentando essas obras ao grande público. Reconhecida internacionalmente, foi homenageada em 2023 com o Prêmio à Excelência Musical no Latin Grammy. Com a nova turnê, Simone não apenas revisita sua própria história - ela continua escrevendo novos capítulos com a mesma intensidade com que cantou o Brasil inteiro ao longo das últimas cinco décadas.

SERVIÇO

SIMONE

Circo Voador (Rua dos Arcos s/nº - Lapa)

26/4, a partir das 20h (abertura dos portões)

Ingressos a partir de R$ 90