Correio da Manhã elenca quadrinhos imperdíveis para fazer a alegria nerd (e cult) deste Natal

Quantidade de novidades para o setor neste fim de 2023 cresce e está imperdível

Por Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

Divulgação

Prepare o bolso para este Natal se você for leitor de HQs, pois a enxurrada de novidades do setor para este fim de ano está imperdível, nas bancas, nas livrarias e na venda online. Ó...

SOCIAL FICTION: Recebida com pompas numa visita à UFRJ em 2017, a francesa Chantal Montellier é um ícone do feminismo no quadrinho e na pintura. Esta antologia da Comix Zone reúne três contos gráficos dela - "Wonder City", "Shelter" e "1996" - idealizados e ilustrados entre 1976 e 1983, e apontados pela crítica como exercícios definitivos de sua investigação sobre a intolerância. Montellier foi premonitória em sua sociologia.

MAGALI - RECEITA: O incansável projeto Graphic MSP, baseado no legado de Mauricio de Sousa segue dando frutos. Neste álbum primoroso de Carol Rosetti, a faminta Magali decide cozinhar uma iguaria de sua bisavó. Mas, para isso, ela vai precisar da ajuda de seus amigos para buscar os ingredientes essenciais ao preparo do que pode ser uma guloseima.

JUIZ DREDD OMNIBUS - OS CASOS COMPLETOS: Mais famoso vigilante das HQs britânicas, criado por John Wagner e Carlos Ezquerra nas páginas do almanaque "2000 AD" n°2 (em 5 de março de 1977), o Jurista do Amanhã ganha uma pataca com suas melhores tramas. O volume lançado pela Mythos Editora apresenta o primeiríssimo épico de Dredd, "A Terra Maldita", escrito pelas lendas dos quadrinhos Pat Mills (de "Sláine, o Deus Guerreiro"), e John Wagner ("A History of Violence"), ilustrado por Mike McMahon ("Guerreiros ABC") e o deus das artes gráficas Brian Bolland ("Batman: A Piada Mortal").

PERDAS: Um desabafo devastador de Di Gomes feito para o Projeto Narrativas Periféricas da Ed. Mino. A trama começa quando o carro do protagonista, Dani, é atingido por um caminhão. Ele acorda sem a esposa Júlia e passa a ser carregado por um ser místico pelas memórias de seu relacionamento, que ele agora reviverá de ângulos inéditos e dolorosos.

O MONSTRO DEBAIXO DA MINHA CAMA: Arrebatador exercício gráfico de denúncia contra violências domésticas na infância, este álbum de Luckas Iohanathan, egresso de Mossoró (RN), saiu online em 2020, antes de ganhar espaço em papel, pela Ed. Pipoca & Nanquim. Sua trama acompanha a trágica de Lucy, uma garota solitária que, dia após dia, precisa suportar os abusos do próprio pai e a omissão da mãe. Pouco a pouco, o comportamento dela começa a mudar, exibindo sinais preocupantes de crueldade. Mas o que se esconde por trás desse desvio de conduta é um conflito interno com a inocência causado pelo trauma, que distorce a realidade e faz com que a garota se perca em um mundo de fantasia.

MESMO DELIVERY: Em critérios de excelência plástica, o quadrinho brasileiro se divide em antes e depois deste álbum coroado com o Eisner, que fez de Rafael Grampá um astro editorial, atualmente envolvido com as HQs do Batman. Na trama, um imitador de concursos de Elvis e um ex-boxeador se encontram pela primeira vez num caminhão. O trabalho dos dois é transportar uma misteriosa carga para a empresa Mesmo Delivery. Quando estacionam num velho posto de gasolina no meio do nada para abastecer, o que deveria ser apenas uma parada se transforma num pesadelo. Cerca de uma década depois da publicação original, a ed. Mino traz o álbum de volta ao Brasil em uma edição definitiva de luxo, com prefácio de Brian Azzarello, entrevista com Grampá, insights no processo de criação e dezenas de sketchbooks originais.

RAIZ AMARGA - VOLUME 1 NEGÓCIOS EM FAMÍLIA: É um golaço da Alta Geek trazer este ensaio contra posturas intolerantes para o Brasil, com as grifes dos escritores David F. Walker e Chuck Brown, do desenhista Sanford Greene e do colorista Rico Renzi. Em suas páginas, somos levados à década de 1920, a um período no qual criaturas demoníacas se materializam nas ruas do Harlem. Conhecidos como os maiores caçadores de monstros de todos os tempos, o clã Sangerye se especializou em curar as almas de seres monstruosos, infectados pelo ódio, mas esses dias de combate deles estão acabando. Uma terrível tragédia ceifou a maior parte daquele grupo, deixando os primos sobreviventes divididos entre curar diabos ou matá-los.