O X da questão
Com atualizações nos quadrinhos, o grupo de mutantes é sucesso no streaming e se prepara para uma nova franquia nas telonas
Às 15h20 desta sexta-feira, a "Sessão da Tarde" exibe o sucesso de bilheteria "X-Men: O Filme" (2000), que teve seis continuações e inspirou franquias de Deadpool e Wolverine, que vão se encontrar num dos longas-metragens mais esperados deste ano. Já se fala numa nova linha de filmes com os personagens liderados pelo Professor Charles Xavier, a julgar por imagens vistas nos créditos de "As Marvels", com o Fera, o mais intelectualizado dos mutantes.
Fala-se de um possível envolvimento do ator Giancarlo Esposito como Xavier, mas nada foi confirmado. Sabe-se apenas que há um projeto novo vindo para os cinemas, e que ele ganha força conforme os episódios da animação "X-Mem'97" tornam-se um fenômeno pop, graças ao boca a boca de assinantes do Disney Plus.
O desenho, derivado do seriado da década de 1990, que teve uma dublagem antológica no Brasil, virou um dos maiores sucessos da indústria animada em 2024. A data em seu título é uma referência nostálgica ao momento onde a série original parou. Ela revelou aos brasileiros heróis como Gambit e Bishop, que têm papéis cruciais na retomada da produção, igualmente bem dublada. Vozes foram mudadas apenas em função da morte ou da aposentadoria de dubladoras ou dubladores originais, com raras exceções.
Lá fora, o êxito do programa levou a Marvel a criar um quadrinho baseado no desenho. Steve Foxe assina os roteiros e Salva Espin, os desenhos. A trama dialoga com as aventuras vistas na plataforma da Disney. Nela é possível (re)ver os longas dos X-Men e o primeiro "Wolverine", lançado em 2009, com Hugh Jackman no papel principal.
Nos EUA, zeraram a revista mensal dos X-Men. O número 1, ligado à saga "From The Ashes", tem uma nova equipe liderada por Ciclope, agindo no Alasca. Psylocke e Magia estarão ao lado dele no combate a uma equipe de vilões chamada Orquídea.
Nas bancas nacionais, a editora Panini Comics trouxe um sortimento de atrações ligadas à letra X. A edição nº 72 da revista mensal do time de mutantes já está em pré-venda online e conta com Kitty Pryde na liderança de uma nova esquadra de heróis. Em paralelo, a vilã Madelyne Pryor cria sua própria superequipe. Estão à venda ainda "A Queda de X - Especial", tomos 1 e 2, e o imperdível "Marvel-Verse: Deadpool vs. O Velho Logan". São 112 páginas escritas e desenhadas por Declan Shalvey, Lee Loughridge, Mike Henderson.
Destaque ainda no pacotão Panini o especial "X-Men'92", que faz referência aos já citados desenhos dos anos 1990, com protagonismo especial para a jovem Jubileu. Vale atenção ainda "Novos Mutantes: Legião Letal".