Por:

Heroísmo e diversidade

A exposição 'Super-Heróis Negros Brasieiros apresenta 21 personagens criados por quadrinistas de todo o país ao longo das últimas décadas | Foto: Divulgação

Mais que resiliente, o povo preto do Brasil é heróico em sua permanente luta para desconstruir preconceitos e reafirmar seu espaço. Um dos pilares mais fortes e significativos da identidade e história do Brasil, a cultura afro-brasileira é representada por 21 super heróis pretos, criados por quadrinistas de todo o Brasil na exposição "Os Super Heróis Negros Brasileiros", que será aberta ao público nesta terça-feira (2) na Sala Mestre Marçal, do Museu da Herança Cultural Afro-brasileira (MUHCAB).

Com curadoria de Paula Ramagem e co-curadoria de Adalberto Bernardino, Erick Lustosa e Raphael Gomide, a exposição foi concebida para mostrar e provocar reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira através do quadrinho, e a qualidade de produção desses personagens com diversos super poderes, representando suas vivências diversas, voltados para o público de todas as idades.

"Ao contrário do que se possa pensar, esses heróis são ricos em características e diversidade, existindo já há várias décadas e povoando as imaginações de todas as idades", destaca Paula Ramagem, acrescentando que a HQ mais antiga da exposição é Karate Mão de Ferro, de Ignácio Justo e Minami Keizi, lançada em 1973.

O visitante poderá também conhecer as publicações e assistir a palestras com criadores como Valu Vasconcelos, Ropram, Ellyan Lopes e o CEO da Editora Kimera, Vanderlei Sadrack, o Stan Lee brasileiro.

"A exposição resgata a importância das histórias em quadrinhos e as mensagens que transmitem através de seus personagens. Trazer antigos e novos fãs, mostrar as diversas áreas em que atuam, dando a visibilidade do que é considerado como a nona arte merece e trazendo novos fãs. Motivo pelo qual os super-heróis negros brasileiros foram escolhidos, por sua importância dentro da história, da cultura, do pertencimento, da inclusão, da diversidade da produção nacional e de sua identificação com o povo brasileiro que, da mesma forma, tem sua humanidade e é o super-herói de sua vida todos os dias", reforça o texto da curadoria.

"Os visitantes vão poder conhecer a diversidade de personagens, temas e criadores relacionados às HQs e viajar com os personagens, percebendo que sempre fizeram parte das memórias afetivas e de nossas histórias. Os heróis nacionais também fazem parte de nossas histórias e sempre estiveram de guarda na calada da noite ou nas correrias do dia", acrescenta.

SERVIÇO

OS SUPER HERÓIS NEGROS BRASILEIROS

MUHCAB (Rua Pedro Ernesto, 80 - Gamboa)

De 2 a 28/7, de terça a domingo (10h às 17h) | Entrada franca