Um DF de opções de lazer
Confira atrações culturais em todas as regiões da cidade
TEATRO
Joana d'Arc
Personagem de um dos Séculos mais brutais da história, Joana d'Arc é fruto forte em um solo encharcado de enxofre. Erguia sua verdade em face à mentira comum aos homens. História que inspirou o Grupo Embaraça (10 anos), a reviver Joana em um tempo que interdita os livros e pune quem se atreva a abrir uma página que seja. Além de sessões abertas ao público, Joana será apresentada para alunos do CEM 2, em Sobradinho/DF, e onde as artistas ministram a oficina "Performance Negra" a estudantes. Outras exclusivas serão apresentadas no CED 6, da Ceilândia. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.
"Corpo Diversidade"
Dia 7 de novembro, das 17h às 22h, a Administração Regional do Guará será palco da primeira edição da premiação "Corpo Diversidade: Prêmio LGBTQIAPN do Movimento", um evento que celebra a arte e a cultura da comunidade LGBTQIAPN nas regiões administrativas do DF. Durante a programação, será realizada a cerimônia de premiação, além de aula de dança, atrações convidadas e apresentações artísticas dos vencedores. Acontece na Administração Regional do Guará, das 17h às 22h.
"O Entusiasta"
Humorista reconhecido em todo País, Rodrigo Marques chega a Brasília com o espetáculo "O Entusiasta". A peça estará em cartaz neste sábado, 2 de novembro, em sessões às 19h e às 21h, no Teatro do Museu Nacional da República (Eixo Monumental). Ingressos a partir de R$ 70.
Vinicius de Moraes
Em cartaz há dez anos, o espetáculo VINICIUS voltará à cena neste fim de semana, nos dias 1º e 2 de novembro, às 19h, no Teatro Mapati (707 Norte). Produzida pelo Infiltrados Teatro de Ocupação, a peça oferece uma experiência imersiva e intimista ao público e conta a história do icônico poeta, diplomata e compositor Vinicius de Moraes. Com concepção, direção e roteiro de Abaetê Queiroz, codireção de Juliana Drummond e direção musical de Diogo Cerrado, o elenco é composto por Abaetê Queiroz, Amanda Coelho, André Araújo, Bárbara Gontijo, Diogo Cerrado, Juliana Drummond, Luciana Lobato e Marcellus Inácio.
SHOW
Arte regional
Há 30 anos realizando projetos culturais por todo o DF com o objetivo levar cultura e conhecimento à população, o Mestre Repentista Chico de Assis convidou renomados artistas para apresentações em Ceilândia, Santa Maria, Taguatinga, Estrutural, Vila Telebrasília e Samambaia.
Quilombo Groove
O CCBB Brasília apresenta o Quilombo Groove - Preces, Louvores e Batuques do Quilombo do Curiaú, um projeto inédito, com patrocínio da BB Asset, que traz ao coração do país um pedaço da rica e vibrante cultura do Amapá, a qual conecta a energia ancestral dos ritmos do Marabaixo e do Batuque com shows de artistas absolutamente contemporâneos, além de oficinas, contação de histórias e a exposição fotográfica "Preces, Louvores e Batuques". A programação acontece de 07 a 10 de novembro, na Galeria 04, Teatro e jardim do CCBB Brasília.
Samba e sabores
Para os fãs de samba e de encontros descontraídos, o Na Seis - Comida de Bar, localizado na 706 Norte, está se tornando o hotspot da cidade. Com uma programação de samba que embala as noites de sexta e sábado, o gastrobar oferece uma combinação de música ao vivo e gastronomia de alta qualidade, ideal para quem quer relaxar e se divertir com amigos em um ambiente vibrante.O samba dá o tom no final de semana do Na Seis. A sexta-feira (01) começa com Breno Alves e Trio, que traz o melhor do samba de raiz para garantir o gingado da galera.
Música para contemplar
O CTJ Hall recebe, hoje (01), o Marlene Souza Lima (MSL) Trio que apresenta, neste show, um repertório com temas compostos pela guitarrista Emily Remler e pelo guitarrista John Scofield, além de músicas de outros compositores, eternizados pelas guitarras dos homenageados. Temas como: Nunca Mais, Tenor Madness, e as brasileiras Canto de Ossanha e Insensatez integram o bloco dedicado a Emily Remler. Acontece no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul, entrada franca.
EXPSOIÇÃO
Nós, sem nós!
A segunda edição do projeto Vivências Inclusivas reafirma o papel transformador da arte na promoção da inclusão social. Ao utilizar a fotografia como uma ferramenta de expressão e empoderamento, o projeto demonstra o quanto a arte pode servir de ponte entre as diferenças e fortalecer a representatividade de pessoas com deficiência no campo cultural. O resultado desse trabalho poderá ser apreciado pelo público em uma exposição que ficará aberta à visitação no Espaço Renato Russo, de 5 a 30 de novembro.
Rubem Valentim
Considerado um dos mestres do construtivismo brasileiro e conhecido pelas composições geométricas com emblemas afro-brasileiros, o pintor, escultor e gravador baiano Rubem Valentim tem o legado exposto no espaço Cerrado Cultural. A mostra segue em cartaz até 1º de novembro com entrada gratuita ao público.
CINEMA
FEBRAFE
A primeira semana de novembro começa animada com a estreia do Festival de Filmes de Entretenimento, o FEBRAFE, que tem por objetivo exibir filmes de curta e longa-metragem que apresentem propostas inovadoras de diversos gêneros. As exibições acontecerão até 6 de novembro no Teatro SESC Ary Barroso localizado na unidade SESC 504. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados no site do festival.
Cineclube Balaio
Depois de 8 anos de pausas, está de volta o Cineclube Balaio. Criado em 2006, por Jul Pagul, do Balaio Café, a iniciativa esteve com filmes em cartaz durante 10 anos, que despertaram sentidos sobre os modos sociais, culturais, emocionais, imaginativos e contaram a nossa história. Agora o projeto retoma com exibições em diferentes pontos do DF, promovendo a descentralização da cultura.