Um DF de opções de lazer
Confira atrações culturais em todas as regiões da cidade
TEATRO
'Outro Lear'
Um dos maiores clássicos de William Shakespeare, "Rei Lear" está de volta aos palcos e, desta vez, com contornos ainda mais íntimos e profundos. "Outro Lear" é uma versão poética, em formato monólogo, do clássico texto que conta com Humberto Pedrancini como Lear, direção de Roni Sousa, dramaturgia de Yuri Fidelis e produção da Carvalhedo Produções. A estreia será dia 28 de novembro, quinta, às 20h, no Mercado Sul, e o espetáculo permanecerá no local, sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 19h, até 8 de dezembro. A entrada é gratuita.
Macarroa e a Muda
A criação da peça "Macarroa e a Muda" foi movida pela busca de uma linguagem teatral acessível a crianças com deficiência visual ou auditiva. No espetáculo, a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) se apresenta integrada à própria interpretação da palhaça Macarroa (Nara Faria), trazendo o foco do público com deficiência auditiva diretamente para a cena, sem a mediação do intérprete de Libras."Macarroa e a Muda" estreou em novembro e segue em temporada gratuita nas escolas públicas do DF durante o mês, em Ceilândia, Brazlândia, Varjão, Guará e Paranoá.
Opressão contra a mulher
O CCP - Complexo Cultural de Planaltina recebe quatro sessões do espetáculo COMA, uma peça teatral que aborda com sensibilidade e profundidade a temática da violência contra a mulher, nos dias 20, 23 e 24 de novembro de 2024.A trama principal acompanha Lídia, uma mulher preta que luta por justiça e redenção de sua própria história, desafiando as estruturas que a marginalizam. No entanto, COMA vai além de uma única narrativa e revela trajetórias de outros personagens, convidando o público a criar uma conexão com cada um ao adentrar suas histórias.
SHOW
Projeto Bruta Sounds
Coletivo original do Distrito Federal criado em 2020, o Bruta surgiu com a missão da defesa da reapropriação de espaços seguros que acolham e celebram a diversidade dentro da comunidade eletrônica local, nacional e internacional. O coletivo é formando por Nathália Milhomem, Hainy Nercessian e Alexandra Kopp, artistas da cena eletrônica local que, em parceria com o produtor, artista e co-fundador da Casa da Árvore, Arthur Marques, criaram o Bruta Sounds Labs.gratuito no dia 23 de novembro, sábado, de 14h às 22h.
Noites Pernambucanas
A energia vibrante do frevo pernambucano invade o Clube do Choro de Brasília com a 14ª edição do Noites Pernambucanas, no dia 22 de novembro, a partir das 20h30, espetáculo multicultural que homenageia a cultura efervescente de Pernambuco. A noite dá início com a anfitriã Orquestra Popular Marafreboi que apresenta um repertório autoral repleto de autenticidade e celebra o frevo em todas as suas formas: de rua, de bloco e frevo-canção. Sob a curadoria e direção artística do Maestro Fabiano Medeiros, o evento promete um encontro único entre os ritmos nordestinos e o público da capital.
Yamandu Costa
Um dos maiores nomes do violão brasileiro contemporâneo, Yamandu Costa desembarca em Brasília no dia 8 de dezembro (domingo) para uma tarde/noite de trocas em um ambiente que lhe é muito familiar: o Clube do Choro de Brasília, casa onde se apresentou muitas vezes em seus 35 anos de carreira.Atualmente morando em Portugal, Yamandu vem à Capital para participar de um bate-papo com alunos da Escola Brasileira de Choro (ICEM) e da Escola de Música de Brasília (EMB), às 16h. Mais tarde, às 20h, faz show no Clube do Choro com ingressos no valor de R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada).
EXPOSIÇÃO
Exposição SÍNTESE
De 24 de novembro a 22 de dezembro a Casa Aerada Varjão, um dos mais charmosos espaços culturais do DF, apresenta a exposição Síntese, como obras de Felipe Queiroz de Carvalho que nasceu no Rio de Janeiro e, desde 1960, vive e trabalha em Brasília, cidade, aliás, que certamente o inspira. A curadoria ficou por conta de Arthur Gomes Barbosa. A entrada é franca.
"Da Terra que Somos"
Será no dia 21 de novembro, no Museu Nacional da República, a abertura da exposição "Da Terra que Somos" da artista Sonia Dias Souza, que convida a uma reflexão sobre a transformação da natureza, a relação do homem com ela e o seu lugar no Universo. Com curadoria e texto crítico de Agnaldo Farias, a mostra é um convite para que o público se engaje em uma discussão urgente sobre nossa sobrevivência e a preservação do planeta, especialmente em um momento em que as crises climáticas se intensificam gerando medo e insegurança.
Coletiva de graffiti
Até o dia 28 de novembro, o Boulevard Shopping Brasília apresenta a exposição coletiva de graffiti Contraste Urbano com os artistas da cidade Rodolfo Caburé, Omik, Neew, Atoísmo e DerkOnes. O público poderá conhecer cerca de 13 obras com técnicas em tinta acrílica e spray.
CINEMA
12º Festival Curta Brasília
De 12 a 15 de dezembro, o Distrito Federal se tornará o polo das produções de curta-metragens brasileiros, com a décima segunda edição do Festival Curta Brasília, no Cine Brasília. Realizado anualmente pela Sétima Produções, com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o festival premia os melhores curtas e videoclipes produzidos a partir de janeiro de 2023, em duas categorias: Mostra nacional de curtas-metragens e Mostra Decibéis de videoclipes.
Festival Recanto do Cinema
Estão abertas as inscrições para o último ciclo formativo do projeto Tomada Escola de Produção. Em parceria com o Festival Recanto do Cinema, o projeto vai ocupar o IFB Recanto das Emas entre os dias 27 e 29 de novembro. Além de um sarau com artistas locais, são oferecidas cinco oficinas formativas nas áreas do audiovisual, comunicação e produção cultural. As inscrições são gratuitas e abertas a toda a comunidade através de link disponível na bio @tomadaproduz.