HBO quer se firmar como canal e produtora 'premium' e prepara estreia do Max no Brasil em 2024

Planos ambiciosos da HBO para se manter no topo.

Por Leonardo Sanchez (Folhapress)

A retomada de 'House of Dragons', spin-off do 'Game of Thrones'

Foi reconhecendo a turbulência dos últimos meses de 2023 na HBO que seu CEO, Casey Bloys, chegou à sede da empresa, em Nova York, em novembro passado, para enterrar cadáveres -mais especificamente, sua perseguição a "haters" nas redes sociais- e apresentar as apostas para o ano que começa agora.

Mais celebrada produtora de séries de televisão americana, por mais ferrenha que esteja sua briga com a Netflix, a HBO pretende, neste ano de 2024, se distanciar da concorrência ostentando ainda mais o selo "premium" que, dizem seus representantes, sempre foi seu diferencial.

Para isso, escalou um time de estrelas formado por Kate Winslet, Jodie Foster e Robert Downey Jr. e de realizadores como Sam Mendes, Park Chan-wook e Fernando Meirelles. Retornando no ano que vem, estão ainda sucessos como "A Casa do Dragão", "Segura a Onda" e "Pretty Little Liars", além do vilão de "Batman", em "The Penguin".

"Eu quero que as séries da HBO sejam séries da HBO. Eu quero que elas sejam especiais e que formem uma marca própria", disse ele no evento, que reuniu jornalistas, investidores e funcionários, já se justificando pela mudança de nome da plataforma de streaming HBO Max para apenas Max.

O Brasil deve receber o serviço repaginado no primeiro trimestre deste ano, depois de Estados Unidos e outros territórios. Além da mudança de nome, ele abandonará a exclusividade da cor roxa pela mais genérica azul, que colore ainda as concorrentes Disney e Paramount -esta última do estúdio homônimo, em negociações para se fundir com a Warner Bros. Discovery, dona da HBO.

"Sem a mudança, todos assumiam que qualquer produção que aparecia no catálogo era da HBO", disse ainda Bloys, batendo na tecla de que a marca é sinônimo de conteúdo de ponta, não uma agregadora de filmes e séries produzidos pelas mais diversas subsidiárias da empresa.