Por:

No meio do mundo tinha uma Elzinha

Quando era criança e nunca tinha saído da favela de Moça Bonita (hoje Vila Vintém), na Zona Oeste, Elza Soares acreditava que as luzes das casas, carros e tudo mais lá embaixo eram estrelas. A menina carioca via seu morro cercado de estrelas por todos os lados, e era doida para descer e conhecer os astros de pertinho. E, quem sabe, se tornar ela mesma uma estrela?

A história, contada pela própria artista, inspirou e guia o musical "A Menina do Meio do Mundo - Elza Soares para Crianças", que estreia neste sábado (6), no Imperator - Centro Cultural João Nogueira, no Méier. A partir de 10 de setembro, a peça fará temporada no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea.

Com texto de Pedro Henrique Lopes, direção de Diego Morais, direção musical de Gabriel Quinto e Tony Lucchesi e coreografias de Viviane Santos, o espetáculo leva aos palcos a relação afetuosa entre Elza e sua mãe Rosária, os desafios na criação de uma criança com poucos recursos financeiros, a importância do afeto entre as pessoas, a finitude da vida e, principalmente, a valorização da mulher negra em uma sociedade regida por homens brancos.

Este é o sétimo espetáculo do projeto Grandes Músicos para Pequenos, criado com o objetivo de apresentar os grandes nomes da MPB para as novas gerações, em espetáculos que reúnem toda a família. Depois de Luiz Gonzaga, Braguinha, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Raul Seixas e Elis Regina, chegou a vez de Elza Soares ganhar sua homenagem.

"Elza Soares está na nossa lista de homenageados desde o começo do projeto. É uma artista que admiramos muito não só pela importância musical, mas pela trajetória de vida, pelo que ela representa para a mulher preta e para o povo brasileiro" conta o diretor Diego Morais, idealizador do projeto ao lado de Pedro Henrique Lopes. "Foi uma mulher muito forte que, mesmo cheia de dores, nunca se vitimizou. Ela transformou todas essas dores em arte, em música, contando a história do povo brasileiro e acarinhando pessoas. Cantando o Brasil, a Elza abraçava o Brasil", acrescenta.

"A Menina do Meio do Mundo - Elza Soares para Crianças" apresenta as atrizes Merícia Cassiano no papel de Elzinha e Ella Fernandes como Dona Rosária, além de Lucas da Purificação (Alair), Elis Loureiro (Dindi) e Caio Nery (Guri) em uma história ficcional que se resgata algumas passagens da trajetória de Elza Soares. Em uma delas, a cantora é ridicularizada em um programa de calouros apresentado por Ary Barroso, mas deu a volta por cima ao falar da fome do povo pobre. Na trilha sonora, estão grandes clássicos da MPB imortalizados por Elza Soares, como "Meu Guri", "A Carne", "Se Acaso você Chegasse", "Mas que nada", "Lata D'Água", "A Mulher do Fim do Mundo" e muitos outros, em arranjos pensados para as novas gerações.

"O projeto se inspira em alguns fatos da vida de Elza para, de forma poética e lúdica, encantar crianças de todas as idades. A vida da Elza é marcada por muitas dores, no entanto, construímos um universo infantil agradável, fazendo paralelos com a biografia dela, mostrando os percalços e as alegrias de sua vida através da música e do discurso empoderado", conta o autor Pedro Henrique Lopes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.