Por:

Corpos que buscam seus espaços

Através do Centro de Teatro do Oprimido - CTO e o projeto Teatro das Oprimidas, o coletivo MaréMoTO e o Núcleo Viradouro promovem, sábado, a partir das 17h, o evento "Papo Legal - Corpos Favelados", no Museu da Maré. O evento será gratuito e vai contar com a presença de jovens artistas das favelas do Viradouro, em Niterói, e do conjunto de favelas da Maré, em um diálogo sobre cultura, favela e diversidade.

A programação inclui a apresentação da performance "Abordagem", do Núcleo Viradouro, que ressalta o orgulho em ser favelado, além da apresentação da peça "Identidade", do coletivo MaréMoTO, que promove a reflexão sobre como corpos negros e LGBTQIAP são vistos pela sociedade.

Além disso, a equipe do Museu da Maré fará visitas guiadas pela exposição permanente "Os Tempos da Maré", que conta a história das 16 favelas que compõem o conjunto. Teatro das Oprimidas apresenta a exposição "Do Teatro do Oprimido ao Teatro das Oprimidas", que narra a construção da metodologia criada por Bárbara Santos.

A programação conta também com pinturas de Fabíola Martins, intervenção da poeta Rainha do Verso e show de encerramento de Flávio XL, Helen Nzinga e Mano Teko.

As ações acontecem por meio do projeto Teatro das Oprimidas com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

"Identidade" aborda o questionamento estético de como corpos negros e LGBTQIAP são vistos e tratados socialmente. Encenando o processo da construção de identidade para além de imposições binárias, corpos marginalizados pelo modelo heteronormativo-branco, se tornam o centro de sua própria história e transmitem, pela linguagem artística teatral, os desafios e as estratégias de ser uma pessoa negra e LGBTIQIAP , protagonizando cenas de luta contra a intolerância e reafirmando sua existência através do afeto.

Através das metodologias do Teatro do Oprimido e Teatro das Oprimidas, a construção nasce de forma coletiva partindo das urgências das pessoas que integram o coletivo MaréMoTO. Utilizando a técnica do Teatro Fórum, o objetivo é fomentar espaços de diálogos com diferentes plateias sobre uma temática urgente, porém invisibilizada.

Futebol, música, cafifa, baile, basquete, diversão e cultura entrelaçam a realidade de jovens moradores de favela. Reafirmando o orgulho de ser favelado e favelada, Abordagem questiona os motivos de adolescentes negros que moram em favela serem perseguidos, abordados, enquanto estão apenas se divertindo. Sorrindo, dançando, brincando, sendo apenas adolescentes... e não delinquentes.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO PAPO LEGAL

Museu da Maré (Av. Guilherme Maxwel, 26 - Maré)

13/8, das 17h às 21h

17h: Abertura e as vídeos-performances LAPArada 2, Da Maré às Águas, Vozes da Favela e Vozes do Viradouro

Exposições: Do Teatro do Oprimido ao Teatro das Oprimidas e Os tempos da Maré

17h20: Roda de conversa - Juventude, favela e cultura

18h: Apresentações da performance Abordagem (Viradouro) e da peça de teatro-fórum Identidade (MaréMoTO)

19h30: Sarau Artístico

21h: encerramento

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.