Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Aplausos de pé!

Membros do coletivo exibem o Prêmio Shell de Teatro recebido em 2017 na categoria inovação | Foto: Divulgação

Coletivo Artístico Teatral Rede Baixada em Cena é um título comprido mas que expressa, à perfeição, o que fazem os artistas dos grupos de 10 municípios de uma enorme área fronteiriça ao Rio e que vive todos os problemas clássicos das cidades-dormitório: crescimento urbano desordenado, violência, desigualdade, conflitos ambientais, poluição, falta de uma presença efetiva dos poderes públicos.

Ainda assim forma-se um território único em que o paradoxo leva à necessidade de fortalecimento dos sentimentos de pertencimento de seus moradores, muitos deles com origem na migração interna. As expressões de arte e cultura constroem, com toda as adversidades, um espaço único - o simbólico que é capaz de criar novos sentidos.

A criação do Rede Baixada em Cena, em 2008, marca essa conquista de um território potente, para resistir coletivamente a desafios comuns como a falta de apoio técnico e financeiro às suas ações artísticas e culturais, para potencializar a visibilidade da produção cênica da Baixada. A Rede também fortalece a consciência política e participativa de artistas e produtores por meio da colaboração voluntária, do fluxo de informações e trabalhos coletivos. Em 2017, o coletivo venceu o Prêmio Shell, a maior premiação do teatro brasileiro, na categoria Inovação.

O Rede é formado pelos seguintes grupos: Cia. Atores da Fábrica, CETA, Resistência CTI, Trupe Investigativa Arroto Cênico e Teatro Baixo, Nova Iguaçu; Cia. Cerne e Cia. Teatropelo, de São João de Meriti; Cia. Código de Artes Cênicas, de Japeri; Cia. Faces Produções, de Paracambi; Fanfarras Produções Artísticas, Grupo Garagem e Trupe do M.E.R.D.A, de Nilópolis; Grupo Cultural Cochicho na Coxia, de Mesquita; Cia. Teatral Queimados Encena, de Queimados; Cia. Teatro Casa Verde, de Itaguaí; e Cia. Arte Popular e Cia. Artística Sol sem Dó, de Duque de Caxias.

"A Rede, que já existe há mais de uma década, nasceu da vontade de realizar um encontro entre grupos de teatro baseados na Baixada Fluminense, público e produtores culturais para discutir a criação estética e o poder de mobilização por meio das vivências cênicas da região", diz Lino Rocca, um dos fundadores da Rede Baixada em Cena e diretor artístico do CETA - Centro Experimental de Teatro e Artes, de Nova Iguaçu.

Um projeto múltiplo também cria um projeto diverso para comemorar seus 15 anos. A Mostra Rede Baixada em Cena, entre os dias 5 e 9 de novembro, dividida entre o Teatro Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu e o Centro Cultural Oscar Romero, em Mesquita, apresenta espetáculos teatrais adultos e infantis, intervenções cênicas, lançamento do seu documentário "Rede Baixada em Cena - Uma história de Teatros Periféricos", dirigido pelo VJ Paulo China e pelo teatrólogo Lino Rocca que narra a trajetória com historias emocionantes e registros de suas lutas e sonhos. Também nesta Mostra comemorativa será lançado o Diploma Mérito Cultural da Rede homenageando personalidades importantes para sua historia e das dos grupos teatrais que a compõem.

SERVIÇO

BAIXADA EM CENA

Instagram: @redebaixadaemcena

Site: www.sitedabaixada.com.br/iniciativa/rede-baixada-em-cena/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.