Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

CRÍTICA / TEATRO / ISABEL DAS SANTAS VIRGENS E SUA CARTA À RAINHA LOUCA | A escrita de si a serviço do outro

Ana Barroso compõe com precisão a história de Isabel, falando de si e de outras mulheres | Foto: Nil Caniné/Divulgação

A partir do romance "Carta à Rainha Louca", de Maria Valeria Rezende, lançado em 2019, Ana Barroso desenvolve "Isabel das Santas Virgens e sua Carta à Rainha Louca", com direção de Fernando Philbert. A personagem é real - viveu na segunda metade do século 18 - e, por conta de sua busca pela independência, foi condenada à prisão.

Ana surge com uma roupa atemporal, que nos lembra exatamente um passado de trabalho, renúncia, simplicidade, sem qualquer sinal de vaidade. O cenário é repleto de folhas que nos lembram cartas antigas. Ana, falando de si, começa doce e suave.

A partir daí, em uma atuação que nos lembra um delicado bordado, vai compondo a história de Isabel e todas as duas dificuldades e contradições. Fala de si, mas se refere a situação, ainda atual, das mulheres.

Ana, já Isabel, é uma narradora hábil e talentosa. Alterna as tristezas, as dificuldades, nos emociona, nos entristece, nos faz torcer com a voz e as mãos que também são espalmadas e contidas, a depender do que está sendo falado. Sem o cenário realista de beira de rio ou de cela de prisão nos transporta para esses locais, apenas com a sua voz. Tarefa rara de se encontrar.

A direção de Fernando Philbert encontra o tom correto em uma história que, poderia escorregar para os extremos da pieguice ou de agressividade. Fernando, na realização de Ana, nos faz pensar como, desde sempre, as dificuldades da mulher advém de querer encontrar seu caminho de escolha, de sua individualidade. Essa encontro entre querer e poder é que Ana realiza como atriz-idealizadora. Com total talento.

SERVIÇO

ISABEL DAS SANTAS VIRGENS E SUA CARTA À RAINHA LOUCA

Espaço Abu (Av. Nossa Sra. de Copacabana, 249 - loja E)

2 e 3/12, às 20h

Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.