Por:

Nas raias do absurdo

A montagem explora o universo do Teatro do Absurdo | Foto: Ernane Pinho/Divulgação

Originado como inspiração das obras "A Cantora Careca" de Eugène Ionesco (1909-1994) e "As Criadas" de Jean Genet (1910-1986) - dois mestres do Teatro do Absurdo -, o espetáculo "Isso é um Absurdo", um desafio às estruturas convencionais da dramaturgia, faz apresentação única nesta terça-feira (5), no Teatro Sesi Firjan de Jacarepaguá, a preços populares.

Dirigida por Júlio Luz, a montagem mergulha nas complexidades das relações humanas. O dramaturgo francês Jean Genet aborda de maneira provocativa a marginalidade e a transgressão social em "As Criadas", revelando as intrincadas dinâmicas de poder entre duas criadas em uma mansão.

Por sua vez, Ionesco, ícone do gênero, desconstrói a banalidade da vida cotidiana em "A Cantora Careca", expondo o absurdo nas interações sociais. Com humor e surrealismo, a obra evidencia a futilidade da comunicação e das máscaras sociais, desafiando as convenções teatrais e explorando a alienação na sociedade.

A encenação buscou transcender as convenções teatrais, convidando o público a explorar territórios desconhecidos do ilógico e do inusitado. "'Isso é um Absurdo' não apenas transcende as fronteiras convencionais da experiência artística, mas também mergulha corajosamente no reino do ilógico, desafiando os espectadores a repensar a comunicação de maneiras alternativas", destaca Luz.

No elenco, os atores Amanda Vianna, Clara Mariano, Eder Barreiros, Fernando Braga, Gabriela Almeida, Marcely Santos, Maria Clara Silveira e Thais Valim

Segundo o diretor, a peculiaridade do processo de montagem revelou-se divertida e singular, inspirando uma exploração mais profunda das ideias de estranheza e absurdo. "Os atores, ao longo do processo, foram constantemente surpreendidos por ideias inovadoras, textos provocativos e movimentos que desafiavam a lógica convencional", conta.

SERVIÇO

ISSO É UM ABSURDO

Teatro Sesi Firjan Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 940 - Freguesia)

5/12, às 20h

Ingressos: R$ 5 e 2,50 (meia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.