Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Novo ano, confira estreias e reestreias no teatro em janeiro

Bituca - Milton Nascimento Para Crianças | Foto: Divulgação

Os meses do verão vão ser mais do que blocos, carnaval e praia. A cena teatral começa com várias estreias, que vão de textos impactantes, comédias, infantis, experiências inovadoras. A Rede Municipal de Cultura ocupa as Arenas e Areninhas, com espetáculos para crianças e adultos. E vale a pena ver de novo retomam sucessos de crítica e público que não podem deixar de serem vistos.

Estreias

Lady Tempestade - Monólogo com Andrea Beltrão, dirigido por Yara de Novaes, mergulha no diário de Mércia Albuquerque, que se dedicou a defender presos políticos na ditadura, estreia nsta quinta-feira (4) no Teatro Poeira, em Botagogo.

Antes do Ano Que Vem - Com Mariana Xavier, a comédia estreia nesta quinta (4) no Teatro Adolpho Bloch, de quinta a sábado às 20h e domingo às 18h.

Cabelos Arrepiados - A opereta, de Karen Accioly, com a Cia. Buia Teatro, de Manaus, no Teatro Nelson Rodrigues, faz curta temporada, de 4 a 14 de janeiro.

Casa Caramujo - O premiadíssimo espetáculo estreia no sábado (6) na EcoVilla Ri Happy para ser visto em família! A peça apresenta múltiplas técnicas de teatro de animação (manipulação direta, luva, mímica, teatro negro).

Djavanear: Um Tanto Flor, Um Tanto Mar - Celebra a obra de Djavan a partir dos afetos, sob o olhar feminino. Estreia no dia 11 no Sesc Copacabana, com Karen Julia, Leila Maria, Mattilla, Paula Santoro e Tontom Périssé.

Arqueologias do Futuro - A performance-depoimento a partir de memórias - vividas e inventadas - da vida de Mauricio Lima no Complexo do Alemão. Estreia no dia 11/01 no Sesc Copacabana de quinta a domingo, às 20h30.

Peixes - A violência doméstica e moral vivida por mulheres reais está no cerne do solo "Peixes", escrito, dirigido e interpretado pela artista mineira Ana Regis. A peça estreia em 12 de janeiro no Sesc Copacabana (Multiuso), de quinta a domingo, às 19h, até 4 de fevereiro.

A Menina Escorrendo dos Olhos da Mãe - Estreia nesta sexta-feira (5) no Teatro Poeirinha. De Daniela Pereira de Carvalho, com Guida Vianna e Silvia Buarque e direção de Leonardo Netto, a peça aborda um dos temas mais atemporais e universais: a relação (nem sempre fácil) entre mãe e filha.

Rodrigo Marques: Estamos Vivos - No Teatro Riachuelo, de 11 a 14 de janeiro, o recifense Rodrigo Marques, apresentadores do programa "A Culpa é do Cabral", no Comedy Central, está em curtíssima temporada.

Van Gogh Entre Corvos - Um mergulho na mente do pintor holandês Van Gogh, a partir de um célebre ensaio do poeta, ator, roteirista e diretor francês Antonin Artaud. A peça estreia em 9 de janeiro, às terças e quartas, às 20h, até 27 de março.

A Inquilina - Com direção de Fernando Philbert, com Luisa Thiré e Carolyna Aguiar, estreia em no 11 de janeiro de 2024 (5ªf), às 19h, no Teatro II do CCBB.

Rede Municipal de Cultura

Relato de Professores - Na Areninha Carioca Hermeto Pascoal. 27/1,às 20h.

A Cafona - No Teatro Gonzaguinha. De 11 a 13q1, às 19h.

Taquicardia - No Espaço Cultural Sérgio Porto. De 12 a 28/1, às sextas e sábados (19h) e domingos (18h).

Parada: Vivências LGBTQIAPN - No Teatro Ruth de Souza, de 19 a 21/1. Sextas (19h), sábado e domingo (18h).

Libertas: Um Jogo Cênico - No Teatro Ruth de Souza, de 26 a 28/1, às 19h.

Ombela: A Origem das Chuvas - No Teatro Ruth de Souza, de 20/1 a 4/2, às 15h.

Nós - No Teatro de Fantoches e Marionetes Carlos Werneck de Carvalho. Em 20/1, às 14h

Fabulosas Delicadezas dos Elefantes - No Teatro de Fantoches e Marionetes Carlos Werneck de Carvalho. Em 21/1, às 11h

Cidade do Sorriso - Na Arena Carioca Abelardo Barbosa - Chacrinha em 21/1, às 19h.

Auto da Compadecida - Na Arena Carioca Abelardo Barbosa - Chacrinha em 28/1, às 16h.

De Quem É? A Comédia - Na Areninha Carioca Sandra Sá em 20/1, às 20h.

Vale a pena ver de novo

A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong - Clarice Niskier retorna com o premiado espetáculo a partir dia 11 no Teatro Fashion Mall.

60 Dias de Neblina - Juliana Didone faz nova temporada do monólogo na Sala Tom Jobim, no EcoVilla Ri Happy, a partir deste sábado (6).

Sra Klein - Recorte de um único e intenso dia na primavera londrina de 1934, o espetáculo estreia nova temporada nesta sexta-feira (5) no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea.

Alta Tensão - Em curtíssima temporada nos dias 26, 27 e 28 no Teatro Cesgranrio.

Bituca: Milton Nascimento para Crianças - O premiado espetáculo volta ao cartaz na EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico, de 6 a 28 de janeiro. Sextas (17h), sábados e domingos (16h).

Duetos - Peça do premiado dramaturgo britânico Peter Quilter, que chega ao Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, desta sexta (5) até 25 de fevereiro.

As Crianças - A peça indicada a 26 prêmios e vencedora de oito deles entre Shell, APTR, Cesgranrio, Botequim Cultural, APCA e Aplauso Brasil, retorna ao Teatro Poeira.

Gênero livre - Com direção de Ernesto Piccolo e texto de Pedro Henrique Lopes, o monólogo "Gênero: livre", inspirado na vida da atriz Christiana Guinle, faz temporada no Teatro Glauce Rocha, de 17/1 a 8/2.

King Kong Fran - O solo retorna ao Teatro Riachuelo, de sexta (5) a domingo (7), usa a personagem Fran, sucesso da atriz no Instagram e hit entre o público jovem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.