Por:

A paixão, sob a ótica de Fábio Jr.

Tauã, Analu e Victor estão no elenco do musical movido a canções de Fábio Jr. | Foto: Divulgação

Depois de duas temporadas com grande sucesso de público e de crítica, a comédia musical "As Metades da Laranja - Um Musical com as canções de Fábio Jr." chega ao Teatro Prio para a Festa da Comédia Carioca com apresentações nesta quinta-feira (25) e no 1º de fevereiro, às 20h.

Vencedor do Prêmio Prio do Humor nas categorias "Melhor Espetáculo" e "Melhor Direção", o espetáculo conta a história de um casal e reflete sobre relações amorosas, abordando a paixão, bem como amores abusivos, com a trilha sonora ao fundo de Fábio Jr.

Esta é a primeira peça escrita, dirigida e auto-produzida por Tauã Delmiro, artista inspirado por outros projetos que tinham como objetivo aproximar o espectador das memórias mais emotivas e afetivas de suas vidas.

"Em 2019, eu estava encerrando minha participação em um projeto inteiramente cantado. Eram dois espetáculos com músicas populares, tanto nacionais quanto internacionais, e comovia ver o envolvimento da plateia com essas canções, a relação de nostalgia, de afetividade", conta. "Então, eu sabia que queria produzir meu primeiro musical independente com músicas que já existiam e que despertassem nas pessoas essa mesma sensação que eu via na plateia. Conversando com um amigo, me lembrei das canções do Fábio Jr. que, efetivamente, ultrapassam gerações e que me tocam de uma maneira muito pessoal e topei o desafio de tentar escrever uma dramaturgia de humor a partir dessas canções", detalha Tauã, que divide a cena com Analu Pimenta e Victor Maia.

O espetáculo conta a história de amor do casal Dom e Linda embalada por canções como "Alma Gêmea", "Pai" e "Só Você". Dom é um romântico de carteirinha e essa experiência chega ao ápice quando ele conhece Linda. Ao longo da narrativa, a paixão que sente por ela vai alimentando também o ciúme, que se potencializa com a chegada de seu misterioso irmão gêmeo. A trama melodramática reflete sobre amores tóxicos e é permeada por revelações que conduzem o espectador a um final surpreendente.

Encenar uma peça considerada uma comédia-musical sobre amores abusivos e tóxicos não é uma tarefa fácil. Tauã explica sobre como foi o desafio ao longo do processo de produção de "As Metades da Laranja". "Os desafios são diversos, mas o principal é que eu sou um artista, produtor e estou me auto-produzindo. Nós, artistas, principalmente do teatro musical, não temos a cultura de desenvolver essas habilidades de produção e colocar um trabalho autoral e subjetivo em cena. Para além disso, a parte mais desafiadora em fazer um espetáculo de humor é entender como o público vai se relacionar com o texto e a proposta cênica, e como ele é tocado ao longo da feitura do espetáculo, que só termina no encontro com a plateia", reforça.

Delmiro entrou para a lista "Forbes Under 30" como um dos jovens que mais impactaram no setor das artes dramáticas em 2021. Já integrou o elenco de musicais como "Barnum - O rei do show" (2022), "A vida não é um musical" (2022), "Madagascar - Uma Aventura Musical" (2021), ''70? - Doc. Musical" (2019) - pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Prêmio Cesgranrio 2022 - e "60! Década de Arromba" (2016). Em 2023, Tauã Delmiro foi selecionado como "Melhor Autor" no Prêmio APTR 2023.

Esta temporada de "As Metades da Laranja" na Festa da Comédia Carioca terá como novidade a presença de convidados relevantes da cena do humor do Rio de Janeiro. Nas temporadas passadas e nesta, um Fábio Jr. fictício aparece.

Desde a década de 1960, o cantor, compositor e ator Fábio Jr. faz parte da cena da música popular brasileira. Ele começou sua carreira com seus irmãos em uma banda, no auge da Jovem Guarda, se apresentando em programas de TV, como do Chacrinha. Em 1971, se lançou em carreira solo, gravando canções em inglês, com pseudônimos como Uncle Jack e Mark Davis. Na transição para o cantor em português, escolheu o nome artístico Fábio Jr. Depois, estreou em novelas, como "Nina" (1977), na Globo, "Ciranda Cirandinha" (1978), "Cabocla" (1979), "Água Viva" (1980), "O Amor é Nosso" (1981), "Roque Santeiro" (1985) e "Pedra Sobre Pedra" (1992). No final da década de 1990, começou a focar na carreira musical. O cantor coleciona sucessos como "Pai", "Alma Gêmea", "Só Você", "20 e Poucos Anos" e "Caça e Caçador".

Ao todo, são 16 canções clássicas de Fábio Jr. cantadas ao vivo pelo trio e tocadas ao piano pelo diretor musical Tony Lucchesi, que também produziu arranjos vocais e orquestrações originais. "A parte mais legal do espetáculo 'As Metades da Laranja' é atingir diferentes públicos. As músicas do Fábio Jr. ultrapassaram gerações. Temos um público entre 40 e 70 anos, que vem para contemplar a obra do artista, assim como, um público mais jovem, que vem para desfrutar da dramaturgia do musical, elaborada pensando na relação com a contemporaneidade", afirma o diretor.

SERVIÇO

AS METADES DA LARANJA - UM MUSICAL COM CANÇÕES DE FÁBIO JR

Teatro Prio (Av. Bartolomeu Mitre, 1110 - B, Jockey Club Brasileiro, Leblon)

25/1 e 1/2, às 20h

Ingressos: R$ 70 e R$ 35 (meia)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.