CRÍTICA TEATRO / BITUCA - MILTON NASCIMENTO PARA CRIANÇAS: Amor é para se guardar do lado esquerdo do peito

Por Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Em 'Bituca', o que se conta é a verdadeira história de Milton Nascimento

Há espetáculos teatrais que cumprem uma função da arte: vaticinar, alertar, prever. Esse caminho não é feito de ódio. Muito pelo contrário. É feito de beleza, poesia, emoção. A série Grandes Músicos para Pequenos, que celebra 10 anos em 2024, retorna agora com "Bituca - Milton Nascimento para Crianças", mais um peça em que a dupla Pedro Henrique Lopes (texto) e Diego Morais (direção) acerta na dose de contar uma biografia, fazer um belo musical e ainda falar de valores importantes para todos.

Em "Bituca", diferente das outras peças - na quais não são as vidas reais- o que se conta é a verdadeira história de Milton Nascimento. A dramaturgia é muito interessante pois alterna, em cenas que facilitam a compreensão das crianças, os temas da adoção e do racismo. Contada em ordem cronológica, os episódios são tiradas de fatos reais da vida do artista. A adoção pelos patrões de sua avó, pois a mãe de Milton morreu quando ele tinha dois anos. A introdução de uma linda mãe, na ótima interpretação de Anna Paula Black, reforça o amor materno como um sentimento que sobrevive em qualquer situação.

O elenco afinadésimo formado por Udylê Procópio (Milton), Prêmio CBTIJ 2017 de Melhor; Martina Blink (Mãe), Aline Carrocino (Maricota), Anna Paula Black (Mãe Maria), Marina Mota (Professora) e Pedro Henrique Lopes (Salomão) fica centrado na vida de Bituca na escola, quando Aline é a antagonista porque Maricota levanta as questões do racismo e da adoção. Os cenários em biombos são lindos e que se adaptam perfeitamente às mudanças de locais.

Os conflitos são resolvidos de uma forma em que a jovem plateia consegue entender que filho é ser do coração e que o racismo é algo totalmente negativo. As músicas maravilhosas, sempre colocadas de forma apropriada, fazem com que todos se entusiasmem e que na luta do bem contra o mal o que vence é o talento, o amor, a amizade e que o preconceito é algo a ser definitivamente banido.

SERVIÇO

BITUCA - MILTON NASCIMENTO PARA CRIANÇAS

EcoVilla Ri Happy (Rua Jardim Botânico, 1008)

Até domingo, sábado e domingo (14h e 16h)

Ingressos: R$ 70 e R$ 35 (meia)