Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Um ensaio sobre a crise humanitária dos refugiados

A dramaturgia de 'Apátridas' aborda crises humanas, fluxos migratórios, devastação do território dos povos originários e africanidade | Foto: Antônio Simas Barbosa/Divulgação

Após apresentações na Itália, Irã, Iraque e Brasil, a produção "Apátridas" (Stateless) da Companhia Nova de Teatro será o espetáculo de abertura do "International Theatre Festival of Kerala", na cidade de Thrissur, Índia, nesta sexta-feira (9), às 19h30, sábado (10), às 19h, no Theatre Actor Murali. A peça, que aborda a temática dos refugiados e zonas de conflito, é uma oportunidade de reflexão sobre um tema importante e atual.

Com direção de Lenerson Polonini e dramaturgia de Carina Casuscel, o espetáculo inspira-se em personagens mitológicos como Kassandra, Hécuba, Prometeu e Hércules com enfoque sobre as crises humanas, fluxos migratórios, devastação dos territórios de povos originários e africanidade. Estruturada em solos que se interconectam, os personagens tencionam questões sobre identidade e não pertencimento.

Após temporada em São Paulo em 2021 e participação a "XIII edição do Prêmio Internacional Il Teatro Nudo Teresa Pomodoro", em 2022 na cidade de Milão, o grupo paulistano Companhia Nova de Teatro apresentou Apátridas no Irã no "41st Fadjr International Theater Festival", um dos festivais mais importantes do Oriente Médio. Essa participação faz parte do projeto de internacionalização do grupo que já se apresentou em diversos países estrangeiros e segue com agenda de apresentações e intercâmbio nos próximos anos com diversos festivais, teatros e instituições internacionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.